terça-feira, 15 de dezembro de 2020

ARTE


ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

PRAZO DE ENTREGA

 

Até dia 18/12/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 14/12 a 18/12/2020

 

 

 

Queridos alunos, o final do ano se aproxima, vamos fazer as atividades atrasadas para recuperar a nota !

É imprescindível que façam as atividades postadas no blog da escola ou no classroom.

Qualquer dúvida que tenham, estarei à disposição de vocês pelo watts PV.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

 

Até dia 11/12/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 07/12 a 11/12/2020

 

 

Queridos alunos, o final do ano se aproxima, vamos fazer as atividades atrasadas para recuperar a nota !

É imprescindível que façam as atividades postadas no blog da escola e no classroom.

Qualquer dúvida que tenham, estarei à disposição de vocês pelo watts PV.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

Até dia 07/12/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 30/11 a 07/12/2020

 

Arte e Mudanças Sociais

 

Cada sociedade tem suas características.

Alguns problemas sociais afetam todos os membros dessa sociedade, direta ou indiretamente.

A arte é uma forma de expressão e muitas vezes pode estar a serviço de nossas críticas e desejos de mudança.

 

Atividade:

Pesquise um artista de qualquer modalidade (plásticos, músicos, escritores, atores, etc) que trate de alguma questão social.

Escreva aqui as principais informações sobre ele e que tipo de trabalho faz.

 

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 23/11 a 27/11/2020

 

Arte e Mudanças Sociais

Igualdade entre os sexos, entre raças, o fim da pobreza, da violência, esses são alguns dos muitos desejos que podemos ter quando pensamos em um mundo ou uma sociedade melhor.

Esses desejos muitas vezes se tornam “questões sociais”, movimentos organizados, debatidos por intelectuais, veiculados em jornais, TVs, tema de livros, cinema, telenovela etc.

Nas artes, as questões sociais também aparecem.

Em alguns momentos históricos, artistas se engajam conscientemente em movimentos e causas específicas. Assim se filiaram a partidos, organizaram campanhas ... Outros, ainda, simplesmente expressaram seus sentimentos e visão sobre questões da sociedade em que vivem.

Vimos, por exemplo, que artistas do movimento Pop no Brasil protestaram contra a ditadura militar nas décadas de 1960 e 1970.

 

Atividade:

Fazer uma pesquisa sobre o artista “Cildo Meireles”.

Que tipo de trabalho o artista fez durante a ditadura militar no Brasil?

O que é a série “Inserções em circuitos ideológicos”?

 

 

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Até dia 13/11/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 09/11 a 13/11/2020

 

O som é uma vibração, um movimento do ar. Não podemos segurar o vento, apenas senti-lo. O mesmo acontece com o som, só podemos percebê-lo com os nossos ouvidos: a matéria-prima da música é o som.

Para entender a música, precisamos entender sua matéria prima: o som.

Para isso, pense (não precisa responder) vamos às perguntas:

- Você já pensou no que faz os sons serem diferentes?

- Quais as características que definem cada som?

O som possui quatro características básicas para classifica-lo, são elas: Duração, intensidade, altura e timbre.

 

Atividade:

Busque o significado das características básicas do som:

- Duração

- Intensidade

- Altura

- Timbre

 

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Até dia 06/11/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom

 

 

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 03/11 a 06/11/2020

 

A música está presente nas nossas vidas, por isso intuitivamente nós sabemos o que é música. Não precisamos que nos definam “música”.

Qualquer definição de música passa pela noção de tempo. A música só existe em “movimentos pelo tempo”, e sua matéria-prima são os sons.

Continuando nosso pensamento, vamos logo perceber que um som só existe em relação ao silêncio. Daí chegamos à definição de que música é uma organização de sons e silêncios no tempo.

 

Atividade:

Pesquisar o significado de: Ritmo, Melodia e Harmonia.

 

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 26/10 a 30/10/2020

 

A música está presente nas nossas vidas, por isso intuitivamente nós sabemos o que é música. Não precisamos que nos definam “música”.

Qualquer definição de música passa pela noção de tempo. A música só existe em “movimentos pelo tempo”, e sua matéria-prima são os sons.

Continuando nosso pensamento, vamos logo perceber que um som só existe em relação ao silêncio. Daí chegamos à definição de que música é uma organização de sons e silêncios no tempo.

 

Atividade:

Pesquisar o significado de: Ritmo, Melodia e Harmonia.

 

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 19/10 a 23/10/2020

 

 

Ruído musical

O que você entende por ruído? Você vê relações entre ruído e música?

De forma geral, o termo ruído remete aos sons desagradáveis ou indesejados. Mas o termo pode se referir a sons com características acústicas complexas, normalmente relacionadas ao timbre dos sons, a maioria dos sons de instrumentos de percussão, por exemplo, tem elementos “ruidosos”: sons raspados, sons curtos, chiados, etc.

Durante o século XX o uso desse tipo de sons cresceu muito na produção musical. A guitarra elétrica, por exemplo, presente em vários gêneros musicais, é um instrumento que tem potencial de criar sons ruidosos, em vários níveis, assim como sons similares ao violão.

 

Atividade:

Pesquisar o significado de Música concreta e Música eletrônica.

 

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 13/10 a 16/10/2020

 

 

Um instrumento musical é um objeto construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido.

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.

Atualmente, na música, é muito comum a presença de instrumentos eletroeletrônicos, como guitarras elétricas ou teclados eletrônicos. Esses instrumentos podem ser categorizados como eletrofones.

Existem várias maneiras de classificar instrumentos musicais. Uma das mais conhecidas e usadas é a de três categorias, às vezes chamadas de famílias: a percussão, as cordas e os sopros.

 

Atividade:

Buscar o significado dessa classificação (instrumentos de corda, sopro e percussão) e os instrumentos musicais que se encaixam em cada uma delas.

 

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

                  ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 28/09 a 02/10/2020

 

 

Na atividade do dia 08/09 falamos sobre a música e percebemos que ela faz parte da nossa rotina.

Não é possível encontrar apenas uma definição para o que é a música. O gosto pessoal também influencia muito a aceitação do que é considerado música e do que é ruído (sons não desejados).

Uma definição abrangente pode ser: Música é a arte feita com sons e silêncios.

Leia o seguinte verso:

Certas coisas (Lulú Santos)

 

Não existiria som

Se não houvesse o silêncio

Não haveria luz

Se não fosse a escuridão

A vida é mesmo assim,

Dia e noite, não e sim ...

 

Este é o primeiro verso da canção “Certas coisas” do músico Lulú Santos.

 

Responda:

Que relações você percebe entre a definição de música que você apresentou na atividade da semana de 08 a 11/09 com este trecho da canção?

 

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 21/09 a 25/09/2020

 

 

Referente a aula do CMSP

Fazer um resumo de 10 linhas de uma parte da aula que mais te chamou atenção, ou as perguntas e suas respostas que o professor questiona durante a aula.

 

1série EM

Arte, cidade e patrimônio cultural

https://www.youtube.com/ watch?v=fwwkp5AY3D0

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

 

 

ATIVIDADES

Atividade da semana de 14/09 a 18/09/2020


Referente a aula do CMSP de sexta feira dia 11/09/2020
(para quem não assistiu, segue o link abaixo)
Fazer um resumo de 10 linhas de uma parte da aula que mais te chamou atenção, ou as perguntas e suas respostas que o professor questiona durante a aula.

1ª Série EM – Arte: In(ter)venção na escola: Arte e Ação – 11/09/2020 https://www.pebsp.com/videos/1a-serie-em-arte-intervencao-na-escola-arte-e-acao-11-09-2020/


Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

PRAZO DE ENTREGA
Até dia 18/09/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09


ATIVIDADES

Atividade da semana de 08/09 a 11/09/2020


música  é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
A definição de música varia de acordo com a cultura e o contexto social. Dentro das "artes", a música pode ser classificada como uma arte de representação, uma arte sublime, uma arte de espetáculo.
A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militareducacional ou terapêutica (musicoterapia). Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiososfestas e funerais.
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

Atividade:
1 – De que tipos de música você gosta?  De que tipos você não gosta? Faça duas listas.
2 – Que instrumentos você conhece? Toca algum?
3 – Você ouve música? Se sim, onde? Você escuta um ou mais tipos de música? Quais?
4 – Quantas horas por dia você escuta música? Calcule uma média aproximada de quantas horas ouve por ano.
5 – Na sua opinião, o que é música? Para que serve?

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
ATIVIDADES

Atividade da semana de 31/08 a 04/09/2020


ORIGEM DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS

Na atividade passada, vimos que o ser humano sempre teve a necessidade de se manifestar artisticamente. Nossos ancestrais se manifestavam através de desenhos nas paredes das cavernas. Eles registravam a sua realidade, a caça, os animais, os utensílios e o corpo.
A Arte é o registro da história, tudo que sabemos sobre nossos ancestrais, foram através dos desenhos que eles deixaram.

Atividade:
Nessa atividade vocês farão um desenho sobre o mundo atual, a realidade em que vivemos, ou seja, sobre algo que conhecem, moderno para a nossa época e que jamais nossos ancestrais desenhariam, pois não existia naquela época.

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


ORIGEM DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS

Na atividade passada, vimos que o ser humano sempre teve a necessidade de se manifestar artisticamente. Nossos ancestrais se manifestavam através de desenho, nas paredes das cavernas. Eles registravam a sua realidade, a caça, os animais, os utensílios e o corpo.
A Arte é o registro da história, tudo que sabemos sobre nossos ancestrais, foram através dos desenhos que eles deixaram.

Atividade:
Nessa atividade vocês representarão uma situação por meio de desenho. O desenho deve ser sobre o mundo de nossos ancestrais, milhares de anos atrás. Vocês devem desenhar o que imaginam, sem precisar pesquisar.

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADES

Atividade da semana de 10/08 a 14/08/2020


ORIGEM DAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS

Mas de onde vem a vontade, a necessidade de criar, de se manifestar artisticamente? Como surgiram as formas artísticas?
Existem muitas maneiras de explicar o que é arte, ou mesmo diferentes motivações que levam os artistas a fazerem o que fazem. Mas não é possível saber com precisão quando o ser humano começou a fazer o que hoje entendemos como arte. Esse é um dos muitos mistérios do passado da humanidade. Alguns vestígios materiais arqueológicos, no entanto, nos dão pistas de como nossos ancestrais viviam e quais eram suas motivações para criar.
Acredita-se que, a partir de 50 mil anos atrás, os seres humanos, em várias partes do mundo, começaram a manifestar alguns comportamentos próximos aos que temos hoje.

Responda as questões abaixo, sem pesquisar, apenas o que você imagina:
1 – Como você imagina que era o mundo há milhares de anos?
2 - Como viviam nossos ancestrais? (moradia, alimentação, abrigo)
3 - Será que a vida nessa época era parecida, em algum aspecto, com a nossa, de seres humanos do século XXI?

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Intervenção em Arte - Dança Coral

Uma prática que acontece a anos nos grandes espetáculos da Broadway, nos espetáculos da nossa diva Claudia Raia e nos famosos musicais produzidos por Miguel Falabella isso é dança coral.
            O Educador e coreógrafo Rudolf Laban o “pai do dança-teatro” foi um dos revolucionários do pensamento humano de sua época, com suas teorias e criação de seu método ele conseguiu sintetizar a linguagem do movimento, contribuiu para uma nova visão em relação a expressão do corpo.
            Ele criou a Dança Coral, ou seja, quem canta dança. Laban reunia em locais comunitários, grande quantidade de pessoas empenhadas em realizar experiências com o movimento, as coreografias podem ser improvisadas ou pré-elaboradas com o objetivo de possibilitar a consciência de grupo e espírito de colaboração eliminando assim a possibilidade de competição.
            Na Dança Coral criada por Laban, embasa o que está acontecendo atualmente no Brasil, é possível se ver grupos de jovens e adultos que unem o canto e a dança de maneira bastante criativa a exemplo do Grupo Timbra de Curitiba e do Grupo Melodias da Bahia que participaram do concurso de corais do programa da Xuxa, a produção do programa teve a iniciativa louvável de promover o concurso com o intuito de divulgar essa modalidade da dança que para muitos parece não existir. 
            A música é o grande instrumento de trabalho da dança, muitas vezes sem ela a dança perde o sentido.

Assista ao vídeo abaixo de uma dança coral e responda às questões:

1. Para você, qualquer pessoa dança? É possível inventar uma dança em que muitas pessoas dancem juntas? Comente. 

2. Já ouviu falar sobre Dança Coral? Como você imagina o que seja uma Dança Coral? Comente.  (Tenha como exemplo o vídeo que você assistiu).

3. Conhece o trabalho do coreógrafo Rudolf Laban? Comente.

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno





                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Atividade da semana de 27/07 a 31/07/2020
Intervenção em Arte – Arte Urbana

Para essa semana, vocês devem colocar as atividades em dia e entregar até quarta-feira, para fechamento da nota do bimestre.
Para os alunos que estão em dia com as atividades estou disponível para esclarecimento de dúvidas.

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientações: Manter uma cópia no seu caderno

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
PRAZO DE ENTREGA
Até dia 24/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom


Atividade da semana de 20/07 a 24/07/2020
Intervenção em Arte – Arte Urbana
Agora que você já sabe que A CowParade é o maior evento de arte a céu aberto do mundo, que tem como objetivo democratizar a arte através da inclusão cultural. Artistas selecionados usam como suporte para a arte uma escultura de vaca feita em fibra de vidro e em tamanho natural. Elas são expostas em vias públicas e podem ser apreciadas por todos.

Agora é a sua vez !
Procure na internet e observe algumas obras para você se inspirar, desenhe uma vaca, bem simples, bem estilizada e mostre seu talento! Imagine que essa vaca vai estar exposta em um lugar público, aproveite para transmitir uma mensagem através da pintura ou apenas decorá-la, use a vaca como suporte e mostre o seu talento!

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientações: Manter uma cópia no seu caderno.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Atividade da semana de 13/07 a 17/07/2020
Intervenção em Arte – Arte Urbana
Agora que você já sabe que A CowParade é o maior evento de arte a céu aberto do mundo, que tem como objetivo democratizar a arte através da inclusão cultural. Artistas selecionados usam como suporte para a arte uma escultura de vaca feita em fibra de vidro e em tamanho natural. Elas são expostas em vias públicas e podem ser apreciadas por todos.

Agora é a sua vez !
Procure na internet e observe algumas obras para você se inspirar, desenhe uma vaca, bem simples, bem estilizada e mostre seu talento! Imagine que essa vaca vai estar exposta em um lugar público, aproveite para transmitir uma mensagem através da pintura ou apenas decorá-la, use a vaca como suporte e mostre o seu talento!

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos

PRAZO DE ENTREGA
Até dia 17/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom


Orientações: Manter uma cópia no seu caderno.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA
Até dia 10/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Clasroom
ATIVIDADES

Atividade da semana de 06/07 a 10/07/2020
Intervenção em Arte – Arte Urbana
Arte Urbana abrange todos os exemplos de manifestações artísticas tais como grafites, pinturas, intervenções e apresentações desenvolvidas no espaço urbano, que se diferem das atitudes de vandalismo, tem como objetivo causar impacto nos espectadores, além de transmitir uma mensagem revolucionária.

Esse estilo de arte não costuma seguir um padrão estético pré-definido, pois cada artista possui um propósito individual que estimula a sua criatividade.

Tipos de Arte Urbana

Grafite
: sem dúvidas, a manifestação mais popular da arte de rua é o grafite. São desenhos estilizados geralmente feitos com sprays nas paredes de edifícios, túneis, ruas. A arte, no entanto, se expandiu e atualmente existem diversas técnicas como os trabalhos feitos em 3D, que chama bastante atenção;

Apresentações: as apresentações são realizadas individualmente ou em grupo. Elas são realizadas nas ruas e podem ser de caráter teatral, musical ou circense, a exemplo dos malabaristas e palhaços, que ficam nos semáforos;

Instalações: é qualquer tipo de objeto ou material distinto usado com o objetivo de provocar uma mudança no cenário já existente. Atualmente, são encontrados inúmeros tipos de instalações artísticas como exemplos de arte de rua;

Estêncil: bastante similar ao grafite, esse tipo de técnica usa o papel recortado como molde e o spray para fixar as ilustrações e desenhos;

Cartazes: é um tipo de intervenção urbana bastante comum, onde são fixados cartazes pela cidade;

Poemas: qualquer tipo de manifestação literária que surge no ambiente urbano, seja nos bancos, paredes, postes, ônibus, etc;

Estátuas Vivas: as estátuas são um exemplo de Arte Urbana bastante inusitado. Normalmente, os artistas se apresentam pintados e caracterizados. Bastante encontradas nas grandes cidades como forma de entretenimento turístico, as estátuas vivas fazem um importante trabalho com o corpo. 

Atividade:
Você já ouviu falar na Cow Parade (Parada da vaca)?
Faça uma pesquisa e conheça um pouco sobre essa incrível exposição e qual a sua finalidade.



Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas

Orientações: Manter uma cópia no seu caderno.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
ATIVIDADES

Atividade da semana de 29/06 a 02/07/2020
Arte Urbana

No mês de março de 2019, ocorreu um protesto de crianças e jovens, em diferentes lugares do mundo, para o alerta sobre a necessidade urgente de preservação do meio ambiente. Estudantes de mais de 100 países protestaram por atitudes contra mudanças climáticas. Via Green Peace Internacional crianças e jovens estavam lutando pelo nosso planeta futuro. Eles sabem que precisamos mudar agora para que eles tenham um lugar saudável para viver. A líder é uma menina sueca, Greta Thunberg, que foi indicada ao Nobel da Paz.
Assista aos vídeos abaixo:

Atividades:
Diante das incertezas e angústias que vivemos, que tipo de manifestação você faria, que tipo de mudança ou atitude você gostaria que acontecesse, mas que não depende só de você e sim da população mundial.
Faça um breve relato!

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas

Orientações: Manter uma cópia no seu caderno.

PRAZO DE ENTREGA
Até dia 03/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Clasroom

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADES
Queridos alunos,

Daremos início ao ensino sobre Patrimônio Cultural Material e Imaterial, Arte Urbana e Intervenção, para isso responda as questões abaixo, se não souber, faça uma simples pesquisa na internet.

1 – Você sabe o que é Patrimônio Material e Imaterial? Comente.
2 – Qual é a diferença entre reformar e restaurar?
3 – Você sabe o que é Tombamento? Comente.
Elementos Visuais – continuação...

Ponto, linha, forma e cor são quatro dos principais elementos visuais, eles influenciam nas impressões que temos ao olhar para uma imagem. Isso pode acontecer de forma bidimensional ou tridimensional.
As três dimensões são: altura, largura e profundidade. Imagens bidimensionais são compostas por altura e largura. Os desenhos, pinturas e fotografias, são bidimensionais.
Tridimensional é tudo o que possui três dimensões. A escultura é um exemplo de obra tridimensional. O uso da tecnologia faz com que um determinado tipo de projeção, e os óculos apropriados, as pessoas tenham a impressão de que o que veem é tridimensional, é o caso do cinema 3D (3 dimensões).
Mas essa impressão pode ser gerada também com outras técnicas: Vários pontos próximos ou sobrepostos passam a impressão visual de tonalidade (profundidade/volume).
Atividade: Vocês devem fazer o desenho de um objeto bem simples (fruta, lata de refrigerante, copo, garrafa, etc.) e procurar fazer com que ele tenha forma/volume através de pontos (a pintura deve ser feita apenas com pontos). Essa impressão é percebida com a proximidade dos pontos nos locais do objeto que estão mais atrás. Essa impressão é percebida se vista a uma certa distância.
Obs.: Toda atividade postada no blog deve estar devidamente copiada no caderno

Orientações: Manter uma cópia no seu caderno.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06


ATIVIDADES


Dando continuidade aos Elementos visuais...   Você já sabe que tridimensional é tudo que possui três dimensões: altura, largura e profundidade. Depois de várias formas bidimensionais que fizemos, agora vamos produzir uma forma tridimensional.
Atividade: Recorte uma forma geométrica em um papel (quadrado, retângulo, triângulo, etc.) transforme essa forma bidimensional em tridimensional por meio de cortes, dobras e colagens. Um exemplo simples é o cata-vento; a partir de um quadrado que é cortado nos quatro vértices e coladas suas pontas no centro ou se inspire nessas obras abaixo de Lygia Clark.


                 















Obs: Manter uma cópia dessa explicação no caderno!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

ATIVIDADES
Dando continuidade aos Elementos Visuais (ponto, linha, forma e cor) faça as duas atividades abaixo:

1 – Fazer um desenho com uma única linha. Tentem desenhar um objeto a partir da observação, mas sem tirar o lápis do papel. Uma alternativa é fazer o desenho usando barbante, colando-o sobre o papel. Pode ser com lápis ou com o barbante, contanto que a linha ou o traço não sejam interrompidos.

2 – Fazer um desenho usando somente linhas retas, mas criando uma figura reconhecível que normalmente possua formas orgânicas (uma pessoa, um animal, planta, etc.) Obs.: as linhas retas deverão ser feitas com REGUA!

Obs: Manter uma cópia dessa explicação no caderno


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 27/05

ATIVIDADES

Queridos alunos,

Atendendo às solicitações de prorrogação do prazo de entrega das atividades propostas, informo que nesta semana não postarei novas atividades. Dessa forma, os alunos que ainda não enviaram suas atividades enviar até 27/05 !
Bom trabalho a todos !


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
 
ATIVIDADES


Queridos alunos,

Atendendo às solicitações de prorrogação do prazo de entrega das atividades propostas, informo que nesta semana não postarei novas atividades. Dessa forma, os alunos que ainda não enviaram suas atividades, tem prazo até o dia 22/05, sexta-feira.
Bom trabalho a todos !




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES

Elementos Visuais – continuação...

Ponto, linha, forma e cor são quatro dos principais elementos visuais, eles influenciam nas impressões que temos ao olhar para uma imagem. Isso pode acontecer de forma bidimensional ou tridimensional.
As três dimensões são: altura, largura e profundidade. Imagens bidimensionais são compostas por altura e largura. Os desenhos, pinturas e fotografias, são bidimensionais.
Tridimensional é tudo o que possui três dimensões. A escultura é um exemplo de obra tridimensional. O uso da tecnologia faz com que um determinado tipo de projeção, e os óculos apropriados, as pessoas tenham a impressão de que o que veem é tridimensional, é o caso do cinema 3D (3 dimensões).
Mas essa impressão pode ser gerada também com outras técnicas: Vários pontos próximos ou sobrepostos passam a impressão visual de tonalidade (profundidade/volume).
Atividade: Vocês devem fazer o desenho de um objeto bem simples (fruta, lata de refrigerante, copo, garrafa, etc.) e procurar fazer com que ele tenha forma/volume através de pontos (a pintura deve ser feita apenas com pontos). Essa impressão é percebida com a proximidade dos pontos nos locais do objeto que estão mais atrás. Essa impressão é percebida se vista a uma certa distância.
Obs.: Toda atividade postada no blog deve estar devidamente copiada no caderno

Orientações: Manter uma cópia no seu caderno.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05





Ponto, Linha, Forma e Cor
O ponto é a unidade mínima da linguagem visual, o elemento mais simples. Assim que colocamos o lápis no papel, criamos um ponto. Como o pinguinho de tinta na música, é a partir do ponto que surgem todas as outras formas.
Quando os pontos estão tão próximos que não podemos mais separá-los, surge um outro elemento visual: a linha.
A linha é como se fosse o movimento de um ponto. Ela é o elemento fundamental do desenho. É a linha que cria formas.
A forma é outro dos elementos visuais. Apesar de suas infinitas possibilidades, três são as formas básicas: círculo, quadrado e triângulo.
Outro elemento visual muito importante é a cor. Você já deve ter estudado as cores.
Quais são as cores primárias? ____________________________________
E as secundárias? ______________________________________________
Por que se chamam assim? ______________________________________
Como elas são formadas? _______________________________________
Desenhe a seguir formas com as cores primárias e secundárias, apontando como elas se formam.

Orientações: Manter uma cópia no seu caderno.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


Os Elementos visuais

Estamos tão acostumados a dar nome às coisas, objetos e fenômenos ao nosso redor, que descrevê-los sem nomeá-los se torna difícil. Isso tudo o que vemos é composto de determinados elementos visuais, mas é a relação entre eles que dá às coisas as formas e os significados que possuem. Existem alguns elementos básicos da linguagem visual. Será que você já os conhece ?
- Leia e, se possível, ouça a música “Aquarela de Toquinho e Vinícius de Moraes.
Atividade:
1 – Você conhece essa música ?
Ela faz você pensar em que ?
Faz você lembrar de algo ?

2 – A música fala em diversos momentos de uma experiência que a maioria das pessoas provavelmente já vivenciou: Dar forma à imaginação. Isso acontece a partir da organização dos elementos visuais. Você os identifica na música ?
Reproduza, com desenhos, os elementos que identifica. (A música fala de diversos elementos: cores, linhas, pontos e formas).


3 – Desses elementos visuais, qual você identifica como o mais simples?



Dando continuidade à "Arte de Rua"...

- Fazer uma pesquisa sobre o "Duo 6emeia", uma dupla de grafiteiros, que tem como objetivo modificar o meio ao qual vivemos.
- Produzir uma composição visual com as formas geométricas: quadrado, retângulo, triângulo e circulo, tendo como referência as características do "Duo 6emeia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATEMÁTICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12     Semana 14 a 18/12/2020 – MATEMÁTICA – 1ª Série     RECUPERAÇÃO DE NO...