terça-feira, 15 de dezembro de 2020

PROJETO DE VIDA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

 

No dia 21/12/2020, conforme o calendário escolar vigente, acontecerá o Conselho de Classe e Série do 4º Bimestre, sendo o último antes do encerramento do ano. Portanto, todas as atividades já foram entregues conforme os prazos estabelecidos em cada respectiva atividade tanto no blog quanto no Classroom.

 

Para fechamento e lançamento ao conselho, os estudantes deverão entregar as atividades em atraso até dia 17/12/2020. As atividades de recuperação referente aos bimestres em aberto estão abaixo, todas em Formulários do Google. Os alunos que não conseguiram realizar atividades, seja pelo motivo que for, devem acessar e preencher os formulários respectivos abaixo. Caso já tenha feito anteriormente não é necessário fazer o preenchimento de novo.

 

Aos alunos que entregaram atividades: essa atividade vem como aprofundamento, cujo caráter nessa situação será de bônus e acréscimo na nota bimestral.

 

Para consultar se você fez ou não a atividade é simples: acesse a plataforma Google Classroom. Lá estarão todas as suas atividades Pendentes, Entregues e Corrigidas. Se entregou por e-mail institucional, a devolutiva foi enviada para o mesmo endereço de e-mail que recebi as atividades. Se tiver dúvidas pode me procurar, porém consulte antes se fez as respectivas atividades nas plataformas.

 

FORMULÁRIOS DE RECUPERAÇÃO

 

1º ao 3º Bimestre:

1ºA: https://forms.gle/ZpiXvWgQTPrVfNAA8

1ºB: https://forms.gle/BX7uxNKTxSnkrGC6A

1ºC: https://forms.gle/1apAcwP7ZP192XdU8

1ºD: https://forms.gle/454KRrXLRy68Zio96

 

4º Bimestre (formulário único para todas as turmas): https://forms.gle/WPupx3dLdZ7EVymS9

 

TODAS AS ATIVIDADES CONSTAM AS RESPECTIVAS DATAS DE ENTREGA. O PRAZO LIMITE COM ATRASO É 17/12/2020 ÀS 23H59

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

 

Nesta semana, teremos a atividade recuperação e aprofundamento de nossa disciplina. Caso não tenha sido possível atingir conceitos acima da média, essa é a atividade de recuperação, assim como é também para os que fizeram com coerência as atividades e farão o aprofundamento do que trabalhamos durante o bimestre. Todos devem fazer.

 

Link para o formulário: https://forms.gle/WPupx3dLdZ7EVymS9

 

Entrega até 15/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Aula do CMSP de 25/11 - 1ª série EM - Projeto de Vida - Visita ao museu afro: https://youtu.be/QmuohxW6MH8

 

No dia 20/11 tivemos o Dia da Consciência Negra, data que propõe ao mesmo tempo a reflexão sobre o racismo estrutural em nossa sociedade, com formas de como combatê-lo, assim como ter um momento também para proporcionar o contato com formas de manifestações culturais africanas que muitas vezes nem nos damos conta que estão presentes de forma frequente em nossos cotidianos.

 

Para a atividade desta semana, assista a aula do CMSP e se possível visite o site do Museu Afro Brasil: https://www.museuafrobrasil.org.br. Entregue quais pontos te chamaram a atenção nessa observação sobre a Consciência Negra e a apresentação do Museu.

 

Entrega até 09/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Base: Situação de Aprendizagem 3 “Para Onde Vou? Indicadores de Resultado”

 

Após as reflexões feitas nas semanas anteriores, inclusive com o teste vocacional, na atividade desta semana vamos refletir sobre os pontos atingidos no Plano de Ação de seu Projeto de Vida.

 

Você deverá refletir sobre quais foram os Indicadores que fizemos anteriormente (lembre-se que são aqueles pontos que você estabeleceu para saber se seu Projeto de Vida na semana de de 03/11 a 06/11) estão se cumprindo para realizar seu Plano de Ação de onde você pretende chegar.

 

Como assim?

 

Na produção dos indicadores você criou a visão do caminho e os pontos a atingir. No plano de ação você pensará como chegar lá no que você pretende nos diversos aspectos da vida (pessoal, profissional, escolar, entre outras).

 

VAMOS USAR UMA ANALOGIA DE EXEMPLO: quando você faz uma viagem, precisa saber quais as cidades a passar para saber que está no caminho certo. A forma como você vai até cidade é tão importante quanto e precisa ser decidida antes de fazer a viagem.

Portanto, as cidades a passar antes de se chegar ao destino são os indicadores, já a forma como vai chegar é o plano de ação.

 

Portanto, para entregar nesta semana você indicará o que é necessário ser feito para colocar em prática, levando os indicadores em conta, para seu projeto de vida.

 

Lembre-se que a forma de elaborar esse plano não é única: você pode fazer uma produção de texto, esquema, desenho, vídeo. Qualquer forma que seja possível expressar como e de que forma você colocará suas ações em prática para atingir seus sonhos.

 

Entrega até 01/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

MUDANÇA DE PLANOS: TESTE VOCACIONAL

 

Conforme demanda considerável nas reflexões e propostas de início do 4º Bimestre, em que vários estudantes da 1ª Série do Ensino Médio pediram para abordarmos questões relacionadas à profissão, vamos abordar esse tema nesta semana.

 

A proposta é a seguinte: a seguir deixarei links de testes vocacionais. Você pode fazer o teste em um site, vários ou todos. O importante é que os testes fazem perguntas sobre suas preferências cotidianas e acabam apontando essas áreas de carreira. Você deverá apontar quais foram essas possíveis carreiras apontadas, inclusive fazendo comentários se você se identifica desde já com o que apareceu, se não tem nada a ver, se não imaginava, se adoraria, etc.

 

Os sites geralmente pedem um breve cadastro, sendo dos que estão listados abaixo apenas o “Guia da Carreira” não solicitou nenhum cadastro, enquanto os demais pediram, sendo o cadastramento gratuito e com a solicitação de algumas informações pessoais. Caso não queira ceder essas informações não tem problema, você pode refletir e indicar em sua atividade da semana o que pretende de carreira profissional.

 

Eu gostaria de encontrar um que não fosse ligado a instituições de ensino, mas infelizmente não consegui. Se você encontrar, passe para que os colegas possam fazê-lo também.

 

Outra possibilidade é de que o estudante não queira fazer o teste e mesmo assim não saiba o que pretende. Sem problemas. Entregue na atividade os componentes curriculares (matérias da escola) que você mais tem aptidão.

 

Importante destacar que vocês são jovens, muitas coisas podem ser definidas já neste momento, assim como muitas podem mudar. Portanto, é importante conciliar a organização junto da tolerância à frustração.

 

Depois das respectivas entregas, conversaremos de forma direcionada a essa questão de carreira profissional de cada estudante.

 

TESTES VOCACIONAIS

 

Catho: https://www.catho.com.br/educacao/teste-vocacional-gratis

Educa + Brasil: https://www.educamaisbrasil.com.br/teste/vocacional

Guia da Carreira: https://www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/

Quero Bolsa: https://querobolsa.com.br/teste-vocacional-gratis

 

Entrega até 17/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Retome suas reflexões sobre os indicadores em seu Projeto de Vida da aula passada. Eles serão importantes para desenvolvermos a atividade desta semana, indicando os Indicadores do desenvolvimento de seu Projeto de Vida.

 

Agora em seu Caderno do Estudante Volume 4, você deverá ler as orientações da Situação de Aprendizagem 2:  Atividade - “Em Casa”, da sua apostila de Projeto de Vida.

 

Agora, é hora de apontar seus indicadores. Você escolherá 4 áreas importantes do seu Projeto de Vida (por exemplo: formação, mudanças de comportamento, capacitação, atitudes, conhecimentos, práticas, comunicação, hábitos...) e escreva pelo menos um Indicador para cada uma, organizando conforme o exemplo de quadro abaixo.

 

 

ÁREA

INDICADOR(ES)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para saber se um Indicador é bom:

● Seu Indicador é confiável? (Você ou outra pessoa poderia aplicá-lo outras vezes, da mesma forma?)

● Seu Indicador é preciso e claro? Qualquer pessoa entende o que ele mede?

● Seu Indicador está relacionado a um objetivo bem definido, ou é vago?

● Seu Indicador é prático, ou sua aplicação demanda recursos complicados?

(Trecho acima retirado do Caderno do Professor de Projeto de Vida – Volume 4)

 

Entrega até 10/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Na aula desta semana vamos identificar e refletir sobre os indicadores do processo de desenvolvimento do seu Projeto de Vida.

 

Leia o trecho a seguir:

 

Considerações importantes para definir Indicadores de processo:
 - Um Indicadores deve ser simples, claro, sem ambiguidade, e descrever com clareza o que está sendo medido. - Palavras como “melhorar”, “aumentar”, “reduzir”, isoladamente, não são adequadas para um Indicadores. É importante estabelecer realmente aonde se quer chegar, se possível quantificando. - Quando outras pessoas estão envolvidas, é importante que elas, também, deem seu parecer sobre o que está acontecendo, para ter uma ideia mais precisa e completa. Um Indicadores é confiável quando serve para medir alguma coisa ao longo do tempo e da mesma forma, seja quem for o observador. - Para acompanhar bem o andamento das coisas (o processo), não basta dar uma olhada e controlar “de vez em quando”: é preciso fazer isso a intervalos regulares, de acordo com as Metas que você definiu. Só assim você não é apanhado de surpresa, sem possibilidade de corrigir o rumo e/ou alterar as ações. - Nem sempre é possível quantificar as informações. Nesse caso, pode ser de grande ajuda ouvir outras pessoas que nos informam como percebem as coisas para as quais nos faltam Indicadores “exatos”. (Texto retirado do Caderno do Professor de Projeto de Vida – Volume 4).

 

Agora em seu Caderno do Estudante Volume 4, que já está disponível para retirada na escola, você deverá ler os textos e responder às questões da Situação de Aprendizagem 2:  Atividade 1 - “Estudo dirigido”, conforme apresentado na página 27 na própria apostila ou em seu caderno de Projeto de Vida.

 

Entrega até 03/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Na semana passada, no dia 14/10/2020, foi transmitida aula do CMSP de Projeto de Vida abordando o NOVOTEC. Informações foram trazidas sobre essa modalidade de ensino, a fim de que possíveis interessados possam conhecer.

 

Para esta semana, você deverá assistir tal apresentação e/ou acessar o portal do programa NOVOTEC, para que possa conhecer as possibilidades oferecidas.

 

Aula do CMSP de 14/10 - 1ª série EM - Projeto de Vida – Novotec: https://youtu.be/Oqf_ynqBbT4

 

Portal do NOVOTEC: http://novotec.sp.gov.br/

 

Após acessar esses materiais, você deverá refletir, registrar e ao final entregar uma produção (podendo ser em texto, gravação de voz, vídeo, etc.) em que você relacione seu projeto de vida pessoal, abordando se “o NOVOTEC é uma escolha que pode colaborar com meus sonhos planejados anteriormente?” sendo o trecho destacado o tema de sua produção.

 

Sendo uma produção, responder apenas com uma palavra como “sim” ou “não” não torna suficiente. Registre suas reflexões também dúvidas que surgirem relacionadas durante sua pesquisa.

 

Entrega até 27/10/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

INÍCIO DO 4º BIMESTRE

 

Você deverá fazer uma análise e autorreflexão da participação nas atividades. Colocarei abaixo alguns pontos que devem ser abordados, porém caso queira adicionar outros relacionados poderá ficar à vontade. Não precisa ser necessariamente escrito, podendo ser feito em outros formatos como já propusemos anteriormente, como gravação de áudio, elaboração de slides, vídeo, etc.

Também não é necessário escrever em forma de tópicos, podendo também ser feito de forma corrida, desde que abordadas as questões abaixo.

 

- Como foi minha (do aluno) participação em Projeto de Vida? O que posso melhorar?

- Minhas expectativas estão sendo cumpridas sobre a matéria? Caso sim, quais? Caso não, o que pode ser feito (tanto por parte do professor quanto por parte do estudante) para que essa resposta se torne positiva?

- Quais sugestões deixo (por parte do estudante) para trabalharmos neste último bimestre que se inicia (opcional).

 

Entrega exclusivamente pelos meios oficiais, com preferência pela plataforma Google Classroom até 20/10/2020 às 23h59.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

A entrega pode ser realizada por e-mail (endereço está abaixo). O discente deverá obrigatoriamente informar a identificação completa (nome, número, turma), período referente da atividade e anexar arquivos de apenas uma atividade por e-mail. Tais orientações não são necessárias para envio via Classroom, uma vez que a plataforma já faz tal organização.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Na atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades da Situação De Aprendizagem 9 – ACERTAR NO ALVO: A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre (p. 155 a 157).

 

Antes de iniciar esta atividade, solicito que retome as metas estabelecidas na “Situação de Aprendizagem 6 - TENHO UM SONHO E UM PLANO, MAS AONDE QUERO CHEGAR?”, pois as metas estabelecidas ali orientarão a atividade da presente semana. Após essa retomada, elabore as atividades a partir da página 155.

 

Veja no quadro abaixo os componentes de um Plano Estratégico da atividade “Vantagens Futuras”. Lembre-se que que eles devem ser conectados e complementares entre si, fazendo com que suas ações sejam estruturadas de acordo com os seus objetivos.

Conforme indicam as setas, você deve partir dos Objetivos, que assim que estiverem traçados, deverão se conectar às Metas e Estratégias.


 


 

Já para a atividade “Visão Globalista”, você deverá refletir suas estratégias e meios de alcançar os objetivos. Essas estratégias partem do Plano Estratégico elaborado na atividade anterior, que também deve partir de suas Estratégias para alcançar as respectivas Ações propostas para seu Plano de Desenvolvimento Pessoal e Projeto de Vida. Para estabelecer os seus, veja a proposta de Plano Estratégico para essa parte da atividade a seguir:

 



 

Demais orientações siga conforme está na apostila.

 

ITENS PARA ENTREGA: Atividades elaboradas da Situação de Aprendizagem 9 (p. 155 a 157) do Caderno do Aluno Volume 3 Parte 2.

 

Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escolahttps://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/novos/1a_Aluno_Volume%203_corrigido.pdf

 

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 06/10/2020 às 23h59.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

 

Na atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades da Situações De Aprendizagem 7 – ESTOU NO CAMINHO CERTO? do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre (p. 151 a 153).

 

Leia os exemplos de metas apresentados já no início da situação de aprendizagem. Veja como cada um tem metas e planos diferentes e que isso independe dos caminhos dos demais. Assim, você deve pensar nos seus planos e as formas de executá-los.

 

Veja que há uma proposta de suposição durante o desenvolvimento dessa atividade, em que você receberia um milhão de reais para executar seus planos, depois partilhará com os colegas (item 2 da página 152). Para discutir e partilhar com colegas você pode utilizar plataformas online de comunicação, uma vez que estamos em isolamento social. Coloque o nome do(s) colega(s) que você fez a partilha. Caso não seja possível fazer a partilha e discussão o estudante não será prejudicado.

 

Entre as atividades há uma proposta de elaborar um planejamento semanal (item 4 da página 153). Me recordo que alguns estudantes já me enviaram anteriormente, portanto podem utilizar o mesmo. Caso vejam a necessidade de adaptar, uma vez que a rotina tenha sido alterada, envie esse planejamento atualizado.

 

Demais orientações siga conforme está na apostila.

 

ITENS PARA ENTREGA: Atividades elaboradas da Situação de Aprendizagem 7 (p. 151 a 153) do Caderno do Aluno Volume 3 Parte 2.

 

Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escola: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/novos/1a_Aluno_Volume%203_corrigido.pdf

 

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 29/09/2020 às 23h59.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

 


Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

Na atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades da Situações De Aprendizagem 5 e 6 – UM CAMINHO A SER SEGUIDO: CHEIO DE OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS e TENHO UM SONHO E UM PLANO, MAS AONDE QUERO CHEGAR? do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre (p. 147 a 150).

Sugiro que você leia primeiro todas as orientações dessas páginas, pois há um quadro e um texto que te ajudarão a fazer o preenchimento do que precisa ser entregue, exemplificando um quadro de metas e objetivos, porém estão ao final.

A “ATIVIDADE – OBJETIVOS E METAS” do final da página 150 não é obrigatória. O restante deve ser feito conforme as orientações.
ITENS PARA ENTREGA: Fotografe a página 148 com seus quadros preenchidos para envio.

Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escolahttps://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/novos/1a_Aluno_Volume%203_corrigido.pdf

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 22/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09


Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

Na atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades da Situação De   Aprendizagem 4 – Minhas Premissas: Meus Pontos de Partida do Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre (p. 145 a 147).

Faça as atividades dessa situação de aprendizagem conforme as orientações que constam em seu Caderno do Aluno.

Na atividade da semana, você deverá refletir sobre seus valores e quais são as   direções que sua vida pode tomar partindo deles. Lembre-se que “os valores são convicções, crenças dominantes definidas pela própria pessoa, e são condizentes com a forma de ser e de agir de uma pessoa. Assim como as Premissas, os Valores norteiam as decisões a serem tomadas no Projeto.” (Caderno do Professor, 3º Bimestre).
Essas reflexões sobre os valores se assemelham ao que é proposto em diversas instituições tanto públicas quanto privadas, porque por mais que haja dinamismo e mudanças no decorrer do tempo, essas não devem abandonar sua essência. Por isso, refletiremos sobre a VisãoMissão e Premissaspessoais, sem esquecer que essas são base para a estrutura das vidas de cada um no presente momento, com os demais caminhos definidos e alterados com o passar do tempo.

Assim como você deve refletir sobre sua Visão na atividade Não Abro Mão, que é onde se pretende chegar, você deverá também apontar a Missão e as Premissas, cujas definições constam abaixo (conforme estão no Caderno do Professor, 3º Bimestre).

“Sobre a Missão, ela define a forma de ser de uma pessoa ao longo da caminha na realização do seu sonho, ou seja, pode ser considerada um “credo pessoal” ou filosofia de vida. É por isso que deve ser descrita abrangendo uma forma única de ser, considerando o propósito de vida de cada um.”

Premissas são verdades assumidas, condições das quais não se abre mão e, por isso, devem ser lembradas constantemente. Elas advêm dos Valores, que devem guiar a conduta e as decisões dos estudantes. Além disso, é importante saber que é delas que vão partir os objetivos, prioridades e resultados que os estudantes esperam alcançar no Plano de Ação do seu Projeto de Vida. Portanto, para facilitar os desdobramentos nas próximas aulas, que tratarão dos objetivos do Plano de Ação, é recomendado que os estudantes definam as Premissas por duas ou mais categorias, como: relacionamentos, estudos e/ou carreira, espiritual.”

Poderá ser feito diretamente em sua apostila, que ao término deverá ser fotografada com nitidez da escrita e enviado pelo Classroom. Caso ainda não esteja com a apostila, poderá consultar o arquivo online e, sem a necessidade de copiar as perguntas, fazer diretamente em seu caderno de Projeto de Vida ou em arquivo digital, como Word e Documento do Google. Caso não copie as perguntas, indique qual Atividade está respondendo e a respectiva reflexão.

Lembre-se: você pode aprofundar as reflexões que faz nesta e nas demais atividades em seu Diário de Práticas e Vivências. Lá é um espaço particular, que não será enviado para mim, sendo compartilhado apenas com quem seu próprio autor permitir. Portanto, nossas atividades podem ser pontos de partida a maiores reflexões.

Exemplos:

“Atividade – Não Abro Mão”.
1)    A) (insira sua resposta)
B) (insira sua resposta)

VISÃO: (insira sua resposta)
MISSÃO: (insira sua resposta)
PREMISSAS: (insira sua resposta)

Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não tenha retirado na escolahttps://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/novos/1a_Aluno_Volume%203_corrigido.pdf

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 15/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

Na atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades da Situação De   Aprendizagem 3 – Do Sonho À Realidade: A Arte Do Planejamento. do Caderno do Aluno do 3º Bimestre (p. 143 a 145).

Faça as atividades dessa situação de aprendizagem conforme as orientações que constam em seu Caderno do Aluno.

Na Atividade – Pequenos Planejamentos fica solicitado que seja feito em grupo. Deixarei que vocês escolham qual dos 4 grupos vocês desejarão desenvolver a proposta. Você poderá utilizar plataformas, como o Google Meet, Whatsapp, Microsoft Teams e outros para discutir com os colegas. Todos devem inserir os respectivos nomes nas atividades de partilha, inclusive seu próprio nome. Outras propostas são de reflexão individual, portanto não devem ser feitas de acordo com discussão e partilha, mas sim de forma única.
Os que não quiserem/não puderem fazer a partilha nas atividades propostas em grupo podem fazer todas as reflexões individualmente.

Poderá ser feito diretamente em sua apostila, que ao término deverá ser fotografada com nitidez da escrita e enviado pelo Classroom. Caso ainda não esteja com a apostila, poderá consultar o arquivo online e, sem a necessidade de copiar as perguntas, fazer diretamente em seu caderno de Projeto de Vida ou em arquivo digital, como Word e Documento do Google. Caso não copie as perguntas, indique qual Atividade está respondendo e a respectiva reflexão.

Exemplos:

“Atividade – Pequenos Planejamentos”.
“Grupo 3” (grupo escolhido para desenvolver as atividades)

a)     (insira sua resposta)

“Atividade – o que poderia ter mudado na história?”
1)     a) (insira sua resposta)
b) (insira sua resposta)
c) (insira sua resposta)

Link para acesso das páginas do Caderno do Aluno desta atividade: https://drive.google.com/file/d/1t9-dC0Qw7p0wozqLqxeGCHNp0lcC6v0w/view?usp=sharing

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 08/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08
PREZADOS ESTUDANTES. CONFORME DEIXEI NOS MURAIS DAS TURMAS DO CLASSROOM, MEU CELULAR TEVE UM PROBLEMA TÉCNICO EM SUA PORTA DE CARREGAMENTO. PORTANTO O ATENDIMENTO VIA WHATSAPP ENCONTRA-SE SUSPENSO DESDE 11/08/2020. ENTRE EM CONTATO COMIGO VIA CLASSROOM E E-MAIL, CONFORME ORIENTAÇÕES AO FINAL DESTA ATIVIDADE.

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

Na atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades da Situação De Aprendizagem 2 – Uma Viagem Rumo A Ítaca do Caderno do Aluno do 3º Bimestre (p. 138 a 142).

Fique calmo(a)! São 5 páginas da apostila, porém os textos necessários para leitura já constam lá, assim como as orientações de cada atividade.
Nas situações que ficam propostas reflexões em grupo, você poderá utilizar plataformas, como o Google Meet, Whatsapp, Microsoft Teams e outros para discutir com os colegas. Todos devem inserir os respectivos nomes nas atividades de partilha, inclusive seu próprio nome. Outras propostas são de reflexão individual, portanto não devem ser feitas de acordo com discussão e partilha, mas sim de forma única.
Os que não quiserem/não puderem fazer a partilha nas atividades propostas em grupo podem fazer todas as reflexões individualmente.

Poderá ser feito diretamente em sua apostila, que ao término deverá ser fotografada com nitidez da escrita e enviado pelo Classroom. Caso ainda não esteja com a apostila, poderá consultar o arquivo online e, sem a necessidade de copiar as perguntas, fazer diretamente em seu caderno de Projeto de Vida ou em arquivo digital, como Word e Documento do Google. Caso não copie as perguntas, indique qual Atividade está respondendo e a respectiva reflexão.

Exemplos:

“Atividade – Na Ponta Do Lápis”.
“Um pequeno relato é o suficiente sobre quem é você”: (insira a resposta)

“Atividade – Tecendo Diálogos”
a)    (insira sua resposta)

Link para acesso das páginas do Caderno do Aluno desta atividade: https://drive.google.com/file/d/1Zq8wXPgrXrYpXdD0kVILUsA7lkoMEE2s/view?usp=sharing

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 25/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.

Na atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades “Todo Caminho é Diferente”, “É Preciso Traçar o Caminho” e “Com Foco e Força de Vontade”, da Situação de Aprendizagem 1 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre (p. 137 e início da 138).

Para iniciar suas reflexões, leia os textos abaixo.

TEXTO 1
A única revolução possível é a que se faz dentro de nós
Não é possível libertar um povo sem, antes, livrar-se da
escravidão de si mesmo.
Sem esta [revolução interna], qualquer outra será insignificante,
efêmera e ilusória, quando não um retrocesso.
Cada pessoa tem sua caminhada própria.
Faça o melhor que puder.
Seja o melhor que puder.
O resultado virá na mesma proporção de seu esforço.
Compreenda que, se não veio, cumpre a você (a mim e a todos)
modificar suas (nossas) técnicas, visões, verdades etc.
Nossa caminhada somente termina no túmulo.
Ou até mesmo além…
Segue a essência de quem teve sucesso em vencer um império…

GANDHI, Mahatma. A única revolução possível é dentro de nós. Disponível em:
http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/gandhi.pdf. Acesso em: jan. 2020.

TEXTO 2
[…] O sentido da vida é tudo aquilo que nos encaminha na direção da realização do
nosso projeto. Cada vez que você dá um passo […] na direção da consecução do seu
projeto, você se realiza como pessoa. […] Uma vida sem rumo deve ser como um barco
sem bússola, um filme sem roteiro.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Educação e vida. Belo Horizonte: Modus Faciendi,
2001. p. 34-35.

Poderá ser feito diretamente em sua apostila, que ao término deverá ser fotografada com nitidez da escrita e enviado pelo Classroom. Caso ainda não esteja com a apostila, poderá consultar o arquivo online e, sem a necessidade de copiar as perguntas, fazer diretamente em seu caderno de Projeto de Vida ou em arquivo digital, como Word e Documento do Google. Caso não copie as perguntas, indique qual Atividade está respondendo e a respectiva reflexão.

Exemplo: “Atividade: Todo Caminho é Diferente”.
1-       (sua resposta)

Link para acesso das páginas do Caderno do Aluno desta atividade: https://drive.google.com/file/d/1bchhHDWDjSzRrKUiFuCrHxQ9mAAsWrM3/view?usp=sharing

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 18/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
INÍCIO DO 3º BIMESTRE

Estamos iniciando o 3º Bimestre letivo. Portanto, precisamos pensar em nossas respectivas trajetórias antes de continuarmos com a caminhada, uma vez que se inicia a segunda e última metade do ano letivo.

Para isso, faça um paralelo entre as reflexões desenvolvidas durante o presente ano letivo, levando em consideração suas principais metas estabelecidas no início do ano. Você deverá refletir e registrar sobre:
·         Quais planos para o atual momento você já alcançou? Caso não tenha alcançado, está no caminho?
·         Outros planos surgiram? Como alcançar esses novos objetivos?
·         Quais as suas intenções de carreira profissional? Suas escolhas na escola e dedicação nos estudos são direcionadas a esse objetivo?

- Não se esqueça de continuar a desenvolver o seu Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).


O que deve ser entregue: As reflexões relacionadas ao paralelo entre o início do ano e o presente momento.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 11/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.





                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS E RECUPERAÇÃO

Nesta semana você deverá organizar a entrega de todas as suas pendências até quarta-feira, dia 29/07/2020. Não deixe de refletir sobre nossa disciplina de Projeto de Vida, como ela contribuiu para sua autorreflexão e quais as contribuições para a construção do seu conhecimento.
Lembre-se: você pode também apontar as críticas, possíveis melhorias e formas de trabalharmos nossa disciplina à distância já a partir do 3º Bimestre.
Pode ser feito com registro: escrito, falado (áudio), vídeo, entre outros. Fica a seu critério a forma de elaboração da sua atividade.

Entrega de acordo a proposta de cada atividade no blog da escola até 29/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).

- Caderno do Aluno – p. 158: Atividade 10: Diz a Canção: É Preciso Saber Viver

Leia o trecho a seguir, para introduzirmos a nossa aula.

“No ano de 1999, em Paris, a Assembleia Geral das Nações Unidas elaborou o Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não Violência, visando a coleta de 100 milhões de assinaturas no mundo inteiro até a virada do milênio. O Manifesto, elaborado por uma comissão de ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, não se destinava às autoridades públicas, mas aos cidadãos comuns, partindo do pressuposto de que o senso de responsabilidade se dá na dimensão pessoal. Dessa forma, o tema da resolução de conflitos ganhou proporções planetárias, enfatizando o uso de formas alternativas (extrajudiciais) para viabilizar o entendimento entre as pessoas.”

Pense nas ferramentas que você utiliza para lidar e resolver seus diversos conflitos. Eles são coerentes com o que você acredita? Estão de acordo com o respeito com o próximo?

Faça as atividades propostas na atividade 10 da apostila, utilizando como base o trecho a seguir. Caso queira, você pode montar um texto corrido ao invés de responder questão por questão, assim como utilizar outros recursos além do registro escrito, como registro audiovisual. O importante é que suas reflexões sejam contempladas.

” ...Encontrei hoje em ruas, separadamente, dois amigos
meus que se haviam zangado um com o outro. Cada um
me contou a narrativa de porque se haviam zangado.
Cada um me disse a verdade. Cada um me contou as suas
razões. Ambos tinham razão. Ambos tinham toda a razão.
Não era que um via uma coisa e o outro outra, ou
que um via um lado das coisas e outro um lado diferente.
Não: cada um via as coisas exatamente como se havia
passado, cada um as via com um critério idêntico ao do
outro, mas cada um via uma coisa diferente, e cada um,
portanto, tinha razão.
Fiquei confuso desta dupla existência da verdade.”

Nome do texto. Fernando Pessoa. Disponível em: <https://www.pensador.com/frase/Njg3OTIw/>. Acesso em: 10
jan. 2020.

O que deve ser entregue: As reflexões registradas sobre a Atividade 10 do Caderno do Aluno.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 29/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).

- No dia 15/07, Quarta-feira, das 16h15 às 17h00 será transmitida aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias). Assim que a reprise for disponibilizada no Youtube, editarei para colocá-la no Classroom. Poderá ser feito no próprio caderno de Projeto de Vida, apostila (caso seja feito o que é proposto lá) ou através do Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na plataforma Google Classroom).

O que deve ser entregue: As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas transmitidas e as respostas elaboradas. Caso sejam questões da apostila (Caderno do Aluno 2º Bimestre), poderá ser feito direto na apostila, que ao final será fotografada para entrega.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 21/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).

- Questionário acerca do desenvolvimento dos Diários de Práticas e Vivência (caso solicite login para responder, deve ser com seu e-mail e senha de acesso ao Classroom): https://forms.gle/mpQ2HqZ74TdYA7Gb6

- No dia 08/07, Quarta-feira, das 16h15 às 17h00 será transmitida aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias). Assim que a reprise for disponibilizada no Youtube, editarei para colocá-la no Classroom. Poderá ser feito no próprio caderno de Projeto de Vida, apostila (caso seja feito o que é proposto lá) ou através do Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na plataforma Google Classroom).

O que deve ser entregue: Responder o questionário que consta na atividade (as perguntas estão no Anexo desta atividade, mas deve ser respondido exclusivamente pelo site da plataforma); As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas transmitidas e as respostas elaboradas. Caso sejam questões da apostila (Caderno do Aluno 2º Bimestre), poderá ser feito direto na apostila, que ao final será fotografada para entrega.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 14/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ANEXO
Questões do questionário acerca do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências:

- Nome Completo.
- Turma.
- Sobre o desenvolvimento do meu Diário de Práticas e Vivências, desde o início do 2º Bimestre (01/06/2020) eu (Alternativas): Fiz diariamente, sem deixar de fazer em nenhum momento; Fiz diariamente, porém acabei deixando alguns dias para trás; Fiz diariamente, acabei esquecendo alguns dias, porém ele está em dia; Fiz regularmente, porém não todos os dias; Fiz de vez em quando; Fiz raramente; Não fiz.
- Em relação ao desenvolvimento de seu diário no 1º Bimestre, eu (Alternativas): Consegui me organizar e fazer o diário como combinado em sala de aula; Consegui me organizar melhor, mas ainda tenho atrasos; Não estou conseguindo fazer meu diário com frequência.
- Insira um breve relato sobre a experiência do desenvolvimento do seu Diário de Práticas e Vivências.
- Caso você não esteja conseguindo fazer o Diário de Práticas, explane o porquê.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo). Passarei a fazer o formulário de autoavaliação uma vez por mês, portanto procurem deixar o Diário em dia. Fazê-lo é uma atividade da nossa disciplina.

- No dia 01/07, Quarta-feira, das 16h15 às 17h00 será transmitida aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias). Assim que a reprise for disponibilizada no Youtube, editarei para colocá-la no Classroom.
Poderá ser feito no próprio caderno de Projeto de Vida ou através do Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na plataforma Google Classroom).

O que deve ser entregue: As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas transmitidas e as respostas elaboradas.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 07/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06


- Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo). Passarei a fazer o formulário de autoavaliação uma vez por mês, portanto procurem deixar o Diário em dia. Fazê-lo é uma atividade da nossa disciplina.

- No dia 24/06, Quarta-feira, das 16h15 às 17h00 será transmitida aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias). Assim que a reprise for disponibilizada no Youtube, editarei para colocá-la no Classroom.
Poderá ser feito no próprio caderno de Tecnologia e Inovação ou através do Word   (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na plataforma Google Classroom).

- “Atividade 2: Nossos Sonhos” (Caderno do Aluno – 2º Bimestre, p.150): Observe   a imagem a seguir.


Reflita sobre seus sonhos, suas perspectivas. Organize suas reflexões no Diário de Práticas e Vivências e em seguida responda as questões 1 a 5 da Atividade 2 (final da página). Envie apenas as perguntas e respostas, não sendo necessário o envio de fotografia do Diário pessoal.
Obs: caso essa atividade seja a mesma trabalhada na aula do CMSP, não é necessário fazer duas vezes.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 30/06/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo). Passarei a fazer o formulário de autoavaliação uma vez por mês, portanto procurem deixar o Diário em dia. Fazê-lo é uma atividade da nossa disciplina.

No dia 17/06, Quarta-feira, das 16h15 às 17h00 será transmitida aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias). Assim que a reprise for disponibilizada no Youtube, editarei para colocá-la no Classroom.
Poderá ser feito no próprio caderno de Tecnologia e Inovação ou através do Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na plataforma Google Classroom).

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 22/06/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo);

Começaremos nosso segundo bimestre letivo na modalidade à distância. Para facilitar nossa interação, utilizaremos a plataforma “Google Classroom”, que está presente dentro do aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo. Veja esse tutorial de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ut8pUrtbgdw. Lembre-se: ao acessar da forma como está nesse tutorial, utilizando redes móveis (3G/4G), não haverá desconto no seu plano de dados, ou seja, será patrocinado pela Secretaria Estadual de Educação.

Esse acesso é importante, pois as demais entregas de atividades durante o período de isolamento se darão através do Classroom, não mais por e-mail à partir do segundo bimestre.

No dia 10/06, Quarta-feira, das 16h15 às 17h00 será transmitida aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias)


Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 15/06/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo);

Autoavaliação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências através de formulário online para acompanhamento desta proposta - https://forms.gle/mnSZQBjBRC32fKhq9

Aula do Centro de Mídias de São Paulo transmitida no dia 13/05/2020: https://youtu.be/DG1OR8KRq3M

Assista a videoaula do Centro de Mídias de São Paulo, refletindo sobre a proposta da escultura “O Homem em Seu Processo de Construção”, de Bobby Carlyle.

Reflita sobre os pontos abordados na reflexão trazida pelo professor Rodrigo Cunha no vídeo sobre: quais pontos você já construiu sobre si mesmo(a)? Quais aspectos já foram lapidados? O que ainda pretendo aperfeiçoar em minha vida? O meu “processo de construção” está de acordo com o que planejei há alguns anos? O que quero construir a partir de agora?

Registre suas reflexões no Diário. Caso queira, poderá fazer em formatos diferentes, como vídeo, imagens, poema/poesia, ficando a seu critério a escolha.

Use sua criatividade, lembrando que registro não é somente (mas também) escrito. Faça com que sua mensagem seja clara e objetiva. Fotografe apenas esse trecho e envie para mim, lembrando que você pode ocultar trechos que você não queira compartilhar.


Entrega exclusivamente por e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br até 23/05/2020 às 23h59.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo);

Autoavaliação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências através de formulário online para acompanhamento desta proposta - https://forms.gle/z99PgpW23cCP7Vqi9

Aula do Centro de Mídias de São Paulo transmitida no dia 05/05/2020: https://youtu.be/hDvCm8qirGA

Após assistir a aula sobre informações para o vestibular, pesquise cursos relacionados ao que você pretende em sua carreira profissional. Faça uma reflexão em seu Diário, abordando se você já possui algo em mente ou se não tem ideias ainda para o que quer após a conclusão do ensino médio. Use sua criatividade, lembrando que registro não é somente (mas também) escrito. Faça com que sua mensagem seja clara e objetiva. Fotografe apenas esse trecho e envie para mim.


Entrega exclusivamente por e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br até 16/05/2020 às 23h59.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo);

Autoavaliação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências através de formulário online para acompanhamento desta proposta - https://forms.gle/z99PgpW23cCP7Vqi9

Aula do Centro de Mídias de São Paulo transmitida no dia 05/05/2020: https://youtu.be/hDvCm8qirGA

Após assistir a aula sobre informações para o vestibular, pesquise cursos relacionados ao que você pretende em sua carreira profissional. Faça uma reflexão em seu Diário, abordando se você já possui algo em mente ou se não tem ideias ainda para o que quer após a conclusão do ensino médio. Use sua criatividade, lembrando que registro não é somente (mas também) escrito. Faça com que sua mensagem seja clara e objetiva. Fotografe apenas esse trecho e envie para mim.


Entrega exclusivamente por e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br até 16/05/2020 às 23h59.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo);

Autoavaliação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências através de formulário online para acompanhamento desta proposta - https://forms.gle/i9pKD2vpSRzRag9c7

Reflita sobre a atividade Retrato Falado, da semana anterior, e o vídeo de sensibilização, e desenvolva uma produção sobre a experiência de sua autoanálise. Deixo em aberto o termo produção, pois pode ser de texto, artística, audiovisual etc. Insira o que você sentiu, quais reflexões você teve ao fazer esse processo, se isso te ajudou de alguma forma. Caso tenha alguma reflexão muito particular que não queira expor, registre-a apenas em seu Diário de Práticas e Vivências. As demais devem constar em seu trabalho para entrega.

“Tem mínimo de linhas/tempo de vídeo para a atividade?” Não, pois sua construção que será levada em conta. Também por aceitar formatos diversos, não há como mensurar o tanto de linha que equivale ao tempo de um vídeo. Entretanto, não deixe de fazer o seu melhor e mais completo possível.

Entrega exclusivamente por e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br até 11/05/2020 às 23h59.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Retomada das orientações/devolutivas de atividades enviadas durante o período de férias docentes; Continuação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo); Autoavaliação do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências através de formulário online para acompanhamento desta proposta – https://docs.google.com/forms/d/1OgcRAU6zmxyBR4V-NCoptciqgIbHFLxwhCiFL8acGK8/;
 Sensibilização: Assistir o vídeo “Dove Retratos da Real Beleza | Versão Estendida” Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Il0nz0LHbcM&feature=emb_title;
Desenvolver as atividades propostas na Situação de Aprendizagem: Retrato Falado, das páginas 142 e 143 do Caderno do Aluno (páginas disponíveis no link
https://seducsp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/gabrielmauad_professor_educacao_sp_gov_br/EZGPzvJ1of1GtEc5kbd1qs8Bn1YC_eSeGbADC6GaJqPMMg?e=TfAQb1),
 registrando os resultados, as perguntas e respostas em recurso digital ou físico para envio por e-mail. – No desenvolvimento do retrato falado, os alunos podem utilizar aplicativos, ferramentas digitais e/ou o próprio caderno físico. Fica a critério de cada um o meio para elaborar sua atividade.
 Entrega no email: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATEMÁTICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12     Semana 14 a 18/12/2020 – MATEMÁTICA – 1ª Série     RECUPERAÇÃO DE NO...