segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

QUÍMICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

RECUPERAÇÃO ANUAL DE QUÍMICA

(Profª Suzana CV Januário)

 

Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro didático.

O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br) ou WhatsApp (99779-4291)

 

NOME COMPLETO__________________________SÉRIE____________

 

1ºANO (D)

 

·       1º BIMESTRE 1ºANO

 

PARTE I


1. Assinale a alternativa que contém apenas exemplos de Transformações Químicas: *

a) Congelamento de um suco, enferrujamento de um prego, acetona esperando nas mãos

b) Cozimento de um bolo, apodrecimento de frutas, água caindo no chão

c) Enferrujamento de um prego, apodrecimento de frutas, cozimento de um bolo

d) Água da chuva condensando, fabricação de papel, fotossíntese

2. Quais são os estados de agregação da matéria (Estados físicos): *

a) Sólido, Viscoso, Gasoso

b) Condensado, Líquido, Sólido

c) Líquido, Moderado, Gasoso

d) Sólido, Líquido, Gasoso

3. Quem eram os homens conhecidos como Alquimistas? *

a) Químicos da antiguidade, que procuravam a chamada pedra filosofal e o elixir da longa vida

b) Boticários, que faziam remédios com ervas e plantas antigas

c) Soldados que lutavam pelos Reis, utilizando magia e poções de guerra

d) Nenhuma das alternativas

4. Assinale a alternativa que contém exemplos de elementos químicos representados na Tabela Periódica: *

a) Ferro, Cálcio, Farinha, Suco

b) Potássio, Cobre, Carbono, Erva-doce

c) Ferro, Cobre, Potássio, Hidrogênio

d) Sangue, Potássio, Bario, Ouro

5. Qual a importância da Química em nosso cotidiano?

 

 

PARTE II

 

Fazer uma pesquisa sobre o tema: “Transformações Químicas”, e escrever resumidamente:

__________________________________________________________________

 

 

·       2º BIMESTRE 1ºANO

 

PARTE I

1. O que é o carvão mineral? *

2. O que é o carvão vegetal? *

3. Dê exemplos de usos do carvão mineral/vegetal: *

4. Quais os impactos ambientais envolvidos na produção desses materiais citados? *

 

Parte II

Responder as questões, acompanhando o conteúdo pelo livro didático, ou realizando pesquisas na internet.

 

1. Leia o trecho: "Substâncias inicialmente presentes num sistema, se transformam em outras devido à ocorrência de uma reação química, e novas substâncias são produzidas". Estamos falando dos: *

a) Combustíveis utilizados em foguetes.

b) Elementos da Tabela Periódica.

c) Reagentes e Produtos.

d) Produtos e Reagentes

e) Nenhuma das alternativas.

 

2. Assinale a alternativa correta: *

a) Uma reação química NÃO pode ser representada por uma equação química, ou indicar o número e o tipo de cada átomo

b) Uma reação convencional é escrita com reagentes no lado direito da equação e produtos do lado esquerdo.

c) O estado da matéria NÃO deve ser indicado entre parênteses (s para sólido, l para líquido, g para gás, aq para solução aquosa)

d) As substâncias que participam de uma reação química são chamadas de reagentes. As substâncias que são formadas são chamadas de produtos. Os produtos têm propriedades diferentes dos reagentes

e) Nenhuma das Alternativas

 

·        3º BIMESTRE 1ºANO

 

Parte I

1- Como é produzido o “Aço”?

2- Diferencie Siderúrgica e Metalúrgica:

3- Como funciona o “Alto-forno” ?

4- O que é “Escória” ?

 

Parte II

 

Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Ligas Metálicas”:

___________________________________________________________

 

·       4º BIMESTRE 1ºANO

 

Parte I

1- O que são “Impactos Socioambientais”?

2- Quais impactos socioambientais, podem ocorrer, com a produção de

Ferro e cobre?

3- Dê exemplos de metais e seus usos no cotidiano: _____________

 

Parte II

 

Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Constante de Avogadro”:

___________________________________________________________

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

De 30/11 a 04/12

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP:

·         https://www.youtube.com/watch?v=ZGXm9d7JEJM

 

·         Responder as questões:

·         1-O que são “Leis Ponderais”?

·         2-Explique resumidamente, o que são competências socioemocionais?

·         3-De onde vem o “Etanol”?

·         4-O que é combustão?

 

 

(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno: suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

De 23/11 a 27/11

Acompanhamento de entrega de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP:

·         https://www.youtube.com/watch?v=4QF4M9MJ4iE  

 

·         Responder as questões:

·         1- A proporção em massadas substâncias que reagem e que são produzidas numa reação, é: _______, ____________ e ________.

·         2- Faça um breve resumo, dizendo quem foi “Joseph Louis Proust”:

·         3- Comente sobrea Lei das proporções fixas de Proust:

 

 

(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno: suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

De 10/11 a 16/11

 

Entrega de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP:

·         https://www.youtube.com/watch?v=rYzZqAksQok

 

·         Responder as questões:

·         1- Diferencie ‘Sistema aberto e Sistema fechado’ (Reação Química): 

·         2- Descreva a Lei de Conservação da Massa. Quem foi o autor?

·         3- O que são reagentes e produtos?

·         4- Diferencie: Índice e Coeficiente (Reação Química)?

 

(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno: suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

 

·         Link da aula no CMSP:

·         https://www.youtube.com/watch?v=FOtQtRmqPHc

 

·         Responder as questões:

·         1- Diferencie ‘Reação instantânea’ e ‘Reação não instantânea’: 

·         2- Dê exemplos de fenômenos em que ocorrem transformações químicas:

·         3- A combustão da madeira é uma reação endo ou exotérmica?

·         4- O processo do cozimento de um ovo é uma transformação química ou física?

 

(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno: suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

PRAZO DE ENTREGA

 

De 03/11 a 10/11



 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

(As atividades abaixo já foram enviadas nos grupos das salas também)

 

REC. DE QUÍMICA 1ºBIM (1ºANO)


PARTE I

1. Assinale a alternativa que contém apenas exemplos de Transformações Químicas: *

a) Congelamento de um suco, enferrujamento de um prego, acetona esperando nas mãos

b) Cozimento de um bolo, apodrecimento de frutas, água caindo no chão

c) Enferrujamento de um prego, apodrecimento de frutas, cozimento de um bolo

d) Água da chuva condensando, fabricação de papel, fotossíntese

2. Quais são os estados de agregação da matéria (Estados físicos): *

a) Sólido, Viscoso, Gasoso

b) Condensado, Líquido, Sólido

c) Líquido, Moderado, Gasoso

d) Sólido, Líquido, Gasoso

3. Quem eram os homens conhecidos como Alquimistas? *

a) Químicos da antiguidade, que procuravam a chamada pedra filosofal e o elixir da longa vida

b) Boticários, que faziam remédios com ervas e plantas antigas

c) Soldados que lutavam pelos Reis, utilizando magia e poções de guerra

d) Nenhuma das alternativas

4. Assinale a alternativa que contém exemplos de elementos químicos representados na Tabela Periódica: *

a) Ferro, Cálcio, Farinha, Suco

b) Potássio, Cobre, Carbono, Erva-doce

c) Ferro, Cobre, Potássio, Hidrogênio

d) Sangue, Potássio, Bario, Ouro

5. Qual a importância da Química em nosso cotidiano?

 

PARTE II

 

Fazer uma pesquisa sobre o tema: “Tratamento de água”, e escrever resumidamente:

__________________________________________________________________


REC. DE QUÍMICA 2ºBIM (1ºANO)

(Prof.ª Suzana)

Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro didático.

O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br) ou WhatsApp (99779-4291)

 

PARTE I

1. O que é o carvão mineral?

2. O que é o carvão vegetal?

3. Dê exemplos de usos do carvão mineral/vegetal: *

4. Quais os impactos ambientais envolvidos na produção desses materiais citados? *

 

Parte II

 

Responder as questões, acompanhando o conteúdo pelo caderno do aluno, ou realizando pesquisas na internet.

 

1. Leia o trecho: "Substâncias inicialmente presentes num sistema, se transformam em outras devido à ocorrência de uma reação química, e novas substâncias são produzidas". Estamos falando dos: *

a) Combustíveis utilizados em foguetes.

b) Elementos da Tabela Periódica.

c) Reagentes e Produtos.

d) Produtos e Reagentes

e) Nenhuma das alternativas.

 

2. Assinale a alternativa correta: *

a) Uma reação química NÃO pode ser representada por uma equação química, ou indicar o número e o tipo de cada átomo

b) Uma reação convencional é escrita com reagentes no lado direito da equação e produtos do lado esquerdo.

c) O estado da matéria NÃO deve ser indicado entre parênteses (s para sólido, l para líquido, g para gás, aq para solução aquosa)

d) As substâncias que participam de uma reação química são chamadas de reagentes. As substâncias que são formadas são chamadas de produtos. Os produtos têm propriedades diferentes dos reagentes

e) Nenhuma das Alternativas

 

(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

 

·         Links da aula no CMSP:

https://www.youtube.com/watch?v=15UWc16PDrM

 

·         Responder as seguintes questões:

 

·         1- O que é um “Fenômeno”

 

·         2- Diferencie “Transformação Endotérmica” e “Transformação Exotérmica”:

 

·         3- O que são “Transformações Revertíveis”? Dê um exemplo:

 

·         4- De exemplos de “Fenômenos Químicos”:

 

·         5- De exemplos de “Fenômenos Físicos”:

 

 

(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

·         Links das aulas no CMSP:

·         https://www.youtube.com/watch?v=XFDGSShy9Ms

·         https://www.youtube.com/watch?v=t_1HSjgAdag&t=1410s

·         https://www.youtube.com/watch?v=t16TRmjpT5c&t=1s

·         https://www.youtube.com/watch?v=gxqXAXYZJ0I

·         https://www.youtube.com/watch?v=K8dnVpaqiQ4&t=1s

·         https://www.youtube.com/watch?v=21Rb-ESCXnI&t=33s

·         https://www.youtube.com/watch?v=eVpOAOa85WA&t=468s

 

·         Fazer um resumo dos conteúdos que você aprendeu pelas aulas online (CMSP), do 3º Bimestre, e finalizar com uma representação da Tabela periódica em uma folha de caderno, com os símbolos e nomes dos elementos.

 

(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 

                                                              

·        Link CMSP https://www.youtube.com/watch?v=eVpOAOa85WA

·         Link de vídeo de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=4CNXl4ztNFU&pbjreload=101

·         Fazer um resumo do conteúdo e responder as questões:

 

1- O que você entende por equação química?

2- (Mackenzie-SP) A água oxigenada, usada para limpar ferimentos, é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio que, na presença de luz, decompõe-se em água e gás oxigênio. A alternativa que possui essa reação corretamente equacionada e balanceada é:

 



3- (U. Uberlândia-MG) Um comprimido efervescente antiácido é em geral uma mistura sólida de bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido cítrico, e às vezes, ácido acetilsalicílico ou sulfato de magnésio. Ao ser colocado em água, o gás que se desprende durante a efervescência é o:

 

a)        H2.                                                      d) CO.

b)        O2.                                                      e) CO2.

c)        OH.

 

4- Dê os nomes dos compostos : CaO; H2SO4; FeS.


(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail)

 


ATIVIDADES

 

·         Link apostila de química com o conteúdo:

      https://www.mundoedu.com.br/uploads/pdf/59443990ad509.pdf

 

·         Link de videoaula, relacionada ao assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=99b6_HneB64

 

Fazer um resumo de 10 linhas no caderno, com os temas indicados acima, e responder as questões de 1 a 5 (da apostila disponibilizada no link).

 
(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)

 

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09


PRAZO DE ENTREGA
De 14/09 a 22/09
        
    Entrega de atividades por e-mail institucional (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom.
            



ATIVIDADES

·         Link da aula de química ministrada no CMSP, para quem não assistiu:

·         Link de videoaula, relacionada ao assunto:

Fazer um resumo no caderno, com o tema das aulas indicadas acima.

(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail
)
     



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09


ATIVIDADES

·         Link da aula de química ministrada no CMSP, para quem não assistiu:

·         Link de videoaula, relacionada ao assunto:

Responder as questões disponibilizadas no Google Forms
(Não esquecer de me enviar as respostas por e-mail -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, ou o próprio formulário por e-mail
)




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
ATIVIDADES

·         Link da aula de química ministrada no CMSP, para quem não assistiu:
·         Link de videoaula, relacionada ao assunto:

Responder as questões disponibilizadas no Google Forms
(Não esquecer de me enviar as respostas por e-mail -
suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
OBS.: Pode ser por print da tela, foto, ou o próprio formulário por e-mail
)





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

Bom dia...Sou a nova professora de Química Suzana, e que podem entrar em contato pelo e-mail suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br, Aplicativo do Classroom, ou Grupo da Sala.
.
ATIVIDADES

·         Link da aula de química ministrada no CMSP, para quem não assistiu:
·         Link de videoaula, relacionada ao assunto:

Responder as questões disponibilizadas no Google Forms (Não esquecer de me enviar as respostas por e-mail - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br):


PRAZO DE ENTREGA
24/08



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 31
ATIVIDADE 1E – TABELA PERIÓDICA (CONTINUAÇÃO)


1.       Leia o texto a seguir  com atenção:

O Ferro auxilia no crescimento saudável e na capacidade de aprendizagem, porém, sua deficiência pode causar danos à saúde. Pesquise sobre sua importância para a saúde, principais fontes, problemas causados à saúde devido a falta ou excesso de ferro. Elabore um quadro para organizar essas informações em seu caderno. Para aprofundar, desenvolva uma campanha de conscientização sobre a importância de uma alimentação adequada. Você pode fazer um “cartaz”, em uma folha de papel sulfite. Use a criatividade! O importante é levantar informações de qualidade para sua alimentação.

    Com base no texto acima, responda:

1 -   O que é Ferro? Como ele pode ser obtido?
1 -     Qual a importância do ferro para o nosso cotidiano?




As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br ou classroom

classroom: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2S-1J0g2lqUkWYQ9I9FzedU835Dn6XYte26lAumcrolBrtQ/viewform?usp=sf_link


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08

CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 31
ATIVIDADE 1 – TABELA PERIÓDICA


1.       Reescreva o texto a seguir em seu caderno de classe e faça a releitura com atenção:

As SUBSTÂNCIAS são materiais que possuem todas as propriedades bem definidas, determinadas e praticamente constantes.
Mas cada uma possui os valores das suas propriedades diferentes, pois não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente iguais. Isso é importante porque elas podem ser usadas para identificar uma substância.
Os átomos são as menores partes constituintes da matéria, sendo que eles podem permanecer isolados, como ocorre, por exemplo, no caso do gás hélio, que é formado por átomos de hélio (He); mas eles também podem se ligar de várias maneiras, formando moléculas (no caso dos que se ligam covalentemente por compartilhamento de pares de elétrons) ou aglomerados iônicos (que se ligam por ligação iônica, em que um doa definitivamente elétrons para o outro e formam-se íons que se atraem).
Assim, as substâncias podem ser formadas por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos.
As substâncias podem ser classificadas de acordo com o agrupamento de átomos que as formam. Se os átomos que se unem para formar a substância forem do mesmo elemento químico, temos então uma substância simples. Alguns exemplos são: gás oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), ferro (Fe), gás hélio (He). 
Por outro lado, se as substâncias forem formadas por átomos de dois ou mais elementos diferentes, como é o caso da água, do etanol e do cloreto de sódio, então serão classificadas como uma substância composta.
Na natureza não é muito comum encontrarmos as substâncias de forma isolada, pura. Geralmente, elas são encontradas misturadas com outras substâncias. Por exemplo, a água mineral que tomamos contém várias substâncias dissolvidas, e não somente moléculas de H2O; por isso, ela é uma mistura, e não uma substância.

1.2    Com base no texto acima, responda 
1.3    O que são substâncias? Como elas são formadas?

2.       Assista o vídeo aula abaixo e em seguida registre em seu caderno de classe suas hipóteses e considerações:
Observação: (Caso não seja possível ver o vídeo, realize uma pesquisa para responder).
Link do vídeo aula: https://youtu.be/yv5168bi1X4

2.1    Para a Química, o que representa a tabela periódica? Existe alguma organização nela?

2.2    Registre as ideias principais dos agrupamentos.

2.3    Quais elementos químicos fazem parte do seu dia dia?

3.       Qual a importância do ferro para o nosso cotidiano?


       
beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br ou classroom

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYuRmshUsIfDdDiD0MzdznmziKNd-4PxpNXgQtP4GOcGyPiw/viewform?usp=sf_link

      

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.

E-MAIL 1: (MICROSOFT):   beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM






 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

 2º BIMESTRE

Metanol

Leia o texto  (link abaixo).


RESPONDA AS QUESTÕES

    1-    Quais são as principais características do metanol?
    2-    Quais são os principais meios para a obtenção do metanol?
    3-    Quais as suas propriedades?
    4-    Onde são suas principais aplicações?
*link testado em 28/06/2020.
**enviar para o e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

Link do classroom:


ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
RESPONDER O LINK ABAIXO


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05


ATIVIDADES

REVISÃO DOS CONTEÚDOS E ENTREGA DAS ATIVIDADES ATRASADAS

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 3 do caderno do aluno vol. 1



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno vol. 1


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 1 do caderno do aluno vol. 1





Atividade 1: Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo

1.       Realize uma pesquisa para responder os itens abaixo:
a)      Qual é a matéria-prima utilizada para a produção de etanol? 
b)      Como o etanol é obtido?
c)       Qual o nome do processo?
d)      É possível produzir etanol utilizando diferentes matérias-primas?
e)      Qual a importância da produção de etanol para o Brasil?
f)        O Brasil é um bom produtor de etanol? Por quê?
g)      Quais vantagens o Brasil tem em relação aos outros países sobre o custo de produção de etanol?

2.       A siderurgia é o ramo da indústria que visa à obtenção de ferro a partir de minérios de ferro. Um desses minérios, denominado hematita, contém a substância óxido de ferro. Nas indústrias siderúrgicas, além do minério, também é empregado carvão, que é constituído da substância carbono. Duas reações químicas que ocorrem nos fornos siderúrgicos podem ser representadas pelas equações químicas a seguir:
Carbono + oxigênio à monóxido de carbono
Óxido ferroso + monóxido de carbono à ferro + dióxido de carbono
a)      Explique o significado  dos sinais de mais (+) que aparecem nessas equações.
b)      Esclareça o que a seta ( à ) indica nessas equações.
c)       Expresse, com palavras, o que cada uma das equações químicas representa.
d)      Quais são os reagentes de cada uma das duas reações químicas?
e)      Quais são os produtos dessas duas reações químicas?

3.       Qual a diferença entre uma transformação química e um transformação física? Dê exemplos.

4.  Pesquise algumas evidências que estão, de modo geral, associadas à ocorrência de transformações químicas.

5.       Classifique os fenômenos abaixo como transformação química ou transformação física.
a)      Amassar um papel.
b)      Fotossíntese realizada pelas plantas;
c)       Quebrar um copo de vidro;
d)      Ferver a água;
e)      Dissolução do açúcar em água;
f)        Alimento decompondo-se no lixo;
g)      Congelamento da água;
h)      Queima do carvão;
i)        Produção de queijo a partir do leite;
j)        Transformação de tecido em roupas;
k)      Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
l)        Aquecer uma panela de alumínio;
m)    Queima de papel;
n)      Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
o)      Azedamento do leite;
p)      Corte de um bolo;
q)      Digestão de alimentos;
r)       Enferrujamento de uma palha de aço;
s)       Amassar uma latinha de alumínio.


6.       Faça uma pesquisa sobre os fenômenos abaixo e complete a tabela abaixo:




Atividade 2: Realizar cálculos e estimativas e interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas

1.       Realize algumas simulações em “Vamos descobrir se a sua joia é verdadeira?”
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_joias.htm . Acesso em: 06 jan. 2020. Para reconhecer o tipo de metal usado na confecção de uma joia adquirida na joalheria.  Para isso, deve-se calcular a densidade, com massas diferentes, de acordo com as seguintes instruções:
● No simulador, selecione a opção de metal, considere 4 amostras de massas diferentes e indicadas na tabela 2.2;
● Observe o volume deslocado e anote o valor;
● Calcule as respectivas densidades e registre o valor na tabela 2.2.




2.       Compare o valor da densidade do objeto desconhecido com o valor da densidade dos metais apresentados na tabela 2.3 e descubra o metal em questão.



3. A tabela 2.6 apresenta as temperaturas de fusão e de ebulição de algumas substâncias à pressão de 1 atm



Faça a análise desses dados e preencha o quadro abaixo com os estados físicos (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias listadas nas temperaturas de 10°C, 50°C e 80°C


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