ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
RECUPERAÇÃO
ANUAL DE QUÍMICA (Profª
Suzana CV Januário)
Consultar o caderno de classe, pesquisar na internet ou livro
didático. O enviar por e-mail (suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br)
ou WhatsApp (99779-4291)
NOME COMPLETO__________________________SÉRIE____________
1ºANO (D)
·
1º BIMESTRE 1ºANO PARTE I
a)
Congelamento de um suco, enferrujamento de um prego, acetona esperando nas mãos b)
Cozimento de um bolo, apodrecimento de frutas, água caindo no chão c)
Enferrujamento de um prego, apodrecimento de frutas, cozimento de um bolo d) Água da
chuva condensando, fabricação de papel, fotossíntese 2. Quais
são os estados de agregação da matéria (Estados físicos): * a) Sólido,
Viscoso, Gasoso b)
Condensado, Líquido, Sólido c)
Líquido, Moderado, Gasoso d) Sólido,
Líquido, Gasoso 3. Quem
eram os homens conhecidos como Alquimistas? * a)
Químicos da antiguidade, que procuravam a chamada pedra filosofal e o elixir
da longa vida b)
Boticários, que faziam remédios com ervas e plantas antigas c)
Soldados que lutavam pelos Reis, utilizando magia e poções de guerra d) Nenhuma
das alternativas 4. Assinale
a alternativa que contém exemplos de elementos químicos representados na
Tabela Periódica: * a) Ferro,
Cálcio, Farinha, Suco b)
Potássio, Cobre, Carbono, Erva-doce c) Ferro,
Cobre, Potássio, Hidrogênio d) Sangue,
Potássio, Bario, Ouro 5. Qual a
importância da Química em nosso cotidiano?
PARTE II
Fazer uma pesquisa sobre o tema: “Transformações
Químicas”, e escrever resumidamente: __________________________________________________________________
·
2º BIMESTRE 1ºANO
PARTE I 1. O que é o carvão mineral? * 2. O que é o carvão vegetal? * 3. Dê exemplos de usos do carvão
mineral/vegetal: * 4. Quais os impactos ambientais
envolvidos na produção desses materiais citados? *
Parte II Responder as questões, acompanhando
o conteúdo pelo livro didático, ou realizando pesquisas na internet.
1. Leia o trecho: "Substâncias
inicialmente presentes num sistema, se transformam em outras devido à
ocorrência de uma reação química, e novas substâncias são produzidas".
Estamos falando dos: * a) Combustíveis utilizados em
foguetes. b) Elementos da Tabela Periódica. c) Reagentes e Produtos. d) Produtos e Reagentes e) Nenhuma das alternativas.
2. Assinale a alternativa correta: * a) Uma reação química NÃO pode ser
representada por uma equação química, ou indicar o número e o tipo de cada
átomo b) Uma reação convencional é escrita
com reagentes no lado direito da equação e produtos do lado esquerdo. c) O estado da matéria NÃO deve ser
indicado entre parênteses (s para sólido, l para líquido, g para gás, aq para
solução aquosa) d) As substâncias que participam de
uma reação química são chamadas de reagentes. As substâncias que são formadas
são chamadas de produtos. Os produtos têm propriedades diferentes dos
reagentes e) Nenhuma das Alternativas
·
3º BIMESTRE 1ºANO
Parte I 1- Como é produzido o “Aço”? 2- Diferencie Siderúrgica e
Metalúrgica: 3- Como funciona o “Alto-forno” ? 4- O que é “Escória” ?
Parte II
Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Ligas Metálicas”: ___________________________________________________________
·
4º BIMESTRE 1ºANO
Parte I 1- O que são “Impactos Socioambientais”? 2- Quais impactos socioambientais,
podem ocorrer, com a produção de Ferro e cobre? 3- Dê exemplos de metais e seus usos
no cotidiano: _____________
Parte II
Fazer uma pesquisa (resumida), sobre o tema: “Constante de Avogadro”: ___________________________________________________________ |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO DE ENTREGA
De 30/11 a 04/12 ATIVIDADES
·
Link da aula no CMSP: ·
https://www.youtube.com/watch?v=ZGXm9d7JEJM
·
Responder as questões: ·
1-O que são “Leis Ponderais”? ·
2-Explique resumidamente, o que são competências socioemocionais? ·
3-De onde vem o “Etanol”? ·
4-O que é combustão?
(Não
esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno: suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO DE ENTREGA De
23/11
a 27/11 Acompanhamento de entrega
de atividades por e-mail institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br),
Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom
ATIVIDADES ·
Link da aula no CMSP: ·
https://www.youtube.com/watch?v=4QF4M9MJ4iE
·
Responder as questões: ·
1- A proporção em massadas substâncias que reagem e que são produzidas
numa reação, é: _______, ____________ e ________. ·
2- Faça um breve resumo, dizendo quem foi “Joseph Louis Proust”: ·
3- Comente sobrea Lei das proporções fixas de Proust:
(Não esquecer de me enviar
por e-mail, uma foto do caderno: suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br, |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO DE ENTREGA De
10/11
a 16/11 Entrega de atividades por e-mail
institucional e WhastApp (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br), Chat CMSP -
Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom
ATIVIDADES ·
Link da aula no CMSP: ·
https://www.youtube.com/watch?v=rYzZqAksQok
·
Responder as questões: ·
1- Diferencie ‘Sistema aberto e Sistema fechado’ (Reação Química): ·
2- Descreva a Lei de Conservação da Massa. Quem foi o autor? ·
3- O que são reagentes e produtos? ·
4- Diferencie: Índice e Coeficiente (Reação Química)?
(Não esquecer
de me enviar por e-mail, uma foto do caderno: suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br, |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES ·
Link da aula no CMSP: ·
https://www.youtube.com/watch?v=FOtQtRmqPHc
·
Responder as questões: ·
1- Diferencie ‘Reação instantânea’ e ‘Reação não instantânea’: ·
2- Dê exemplos de fenômenos em que ocorrem transformações químicas: ·
3- A combustão da madeira é uma reação endo ou exotérmica? ·
4- O processo do cozimento de um ovo é uma transformação química ou
física?
(Não esquecer
de me enviar por e-mail, uma foto do caderno: suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br, PRAZO DE ENTREGA De 03/11 a 10/11 |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES (As atividades abaixo já foram enviadas nos grupos das
salas também)
REC. DE QUÍMICA 1ºBIM (1ºANO)
1. Assinale a alternativa que contém apenas exemplos de
Transformações Químicas: * a) Congelamento de um suco, enferrujamento de um prego,
acetona esperando nas mãos b) Cozimento de um bolo, apodrecimento de frutas, água
caindo no chão c) Enferrujamento de um prego, apodrecimento de frutas,
cozimento de um bolo d) Água da chuva condensando, fabricação de papel,
fotossíntese 2. Quais são os estados de agregação da matéria (Estados
físicos): * a) Sólido, Viscoso, Gasoso b) Condensado, Líquido, Sólido c) Líquido, Moderado, Gasoso d) Sólido, Líquido, Gasoso 3. Quem eram os homens conhecidos como
Alquimistas? * a) Químicos da antiguidade, que procuravam a chamada
pedra filosofal e o elixir da longa vida b) Boticários, que faziam remédios com ervas e plantas
antigas c) Soldados que lutavam pelos Reis, utilizando magia e
poções de guerra d) Nenhuma das alternativas 4. Assinale a alternativa que contém exemplos de
elementos químicos representados na Tabela Periódica: * a) Ferro, Cálcio, Farinha, Suco b) Potássio, Cobre, Carbono, Erva-doce c) Ferro, Cobre, Potássio, Hidrogênio d) Sangue, Potássio, Bario, Ouro 5. Qual a importância da Química em nosso cotidiano?
PARTE II
Fazer uma pesquisa
sobre o tema: “Tratamento de água”, e escrever resumidamente: __________________________________________________________________
(Prof.ª Suzana) Consultar o caderno de
classe, pesquisar na internet ou livro didático. O enviar por e-mail
(suzanacarla@professor.educacao.sp.gov.br) ou WhatsApp (99779-4291)
PARTE I 1. O que é o carvão
mineral? 2. O que é o carvão
vegetal? 3. Dê exemplos de usos
do carvão mineral/vegetal: * 4. Quais os impactos
ambientais envolvidos na produção desses materiais citados? *
Parte II
Responder as questões,
acompanhando o conteúdo pelo caderno do aluno, ou realizando pesquisas na
internet.
1. Leia o trecho:
"Substâncias inicialmente presentes num sistema, se transformam em
outras devido à ocorrência de uma reação química, e novas substâncias são
produzidas". Estamos falando dos: * a) Combustíveis
utilizados em foguetes. b) Elementos da Tabela
Periódica. c) Reagentes e
Produtos. d) Produtos e
Reagentes e) Nenhuma das
alternativas.
2. Assinale a
alternativa correta: * a) Uma reação química
NÃO pode ser representada por uma equação química, ou indicar o número e o
tipo de cada átomo b) Uma reação
convencional é escrita com reagentes no lado direito da equação e produtos do
lado esquerdo. c) O estado da matéria
NÃO deve ser indicado entre parênteses (s para sólido, l para líquido, g para
gás, aq para solução aquosa) d) As substâncias que
participam de uma reação química são chamadas de reagentes. As substâncias
que são formadas são chamadas de produtos. Os produtos têm propriedades
diferentes dos reagentes e) Nenhuma das
Alternativas
(Não esquecer de me enviar
por e-mail, uma foto do caderno - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br, |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
·
Links da aula no CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=15UWc16PDrM
·
Responder as seguintes questões:
·
1- O que é um “Fenômeno”
·
2- Diferencie “Transformação Endotérmica” e “Transformação Exotérmica”:
·
3- O que são “Transformações
Revertíveis”? Dê um exemplo:
·
4- De exemplos de “Fenômenos Químicos”:
·
5- De exemplos de “Fenômenos Físicos”:
(Não esquecer
de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
|
|
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES ·
Links das aulas no CMSP: ·
https://www.youtube.com/watch?v=XFDGSShy9Ms ·
https://www.youtube.com/watch?v=t_1HSjgAdag&t=1410s ·
https://www.youtube.com/watch?v=t16TRmjpT5c&t=1s ·
https://www.youtube.com/watch?v=gxqXAXYZJ0I ·
https://www.youtube.com/watch?v=K8dnVpaqiQ4&t=1s ·
https://www.youtube.com/watch?v=21Rb-ESCXnI&t=33s ·
https://www.youtube.com/watch?v=eVpOAOa85WA&t=468s
·
Fazer um resumo dos conteúdos que você aprendeu pelas aulas online
(CMSP), do 3º Bimestre, e finalizar com uma representação da Tabela periódica
em uma folha de caderno, com os símbolos e nomes dos elementos.
(Não esquecer
de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
·
Link CMSP https://www.youtube.com/watch?v=eVpOAOa85WA ·
Link de vídeo
de apoio: https://www.youtube.com/watch?v=4CNXl4ztNFU&pbjreload=101 ·
Fazer um resumo
do conteúdo e responder as questões:
1- O que você entende por equação
química? 2- (Mackenzie-SP) A água oxigenada, usada para limpar
ferimentos, é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio que, na presença
de luz, decompõe-se em água e gás oxigênio. A alternativa que possui essa
reação corretamente equacionada e balanceada é:
3- (U. Uberlândia-MG) Um
comprimido efervescente antiácido é em geral uma mistura sólida de
bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido cítrico, e às vezes, ácido
acetilsalicílico ou sulfato de magnésio. Ao ser colocado em água, o gás que
se desprende durante a efervescência é o:
a) H2.
d)
CO. b) O2. e)
CO2. c) OH.
4- Dê os nomes dos
compostos : CaO; H2SO4; FeS.
|
ATIVIDADES
·
Link apostila de química com o conteúdo: https://www.mundoedu.com.br/uploads/pdf/59443990ad509.pdf
·
Link de
videoaula, relacionada ao assunto: https://www.youtube.com/watch?v=99b6_HneB64
Fazer um resumo de 10 linhas no caderno, com os
temas indicados acima, e responder as questões de 1 a 5 (da apostila
disponibilizada no link).
|
PRAZO DE ENTREGA
De 14/09 a 22/09
Entrega de atividades por e-mail institucional (suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br),
Chat CMSP - Centro de Mídias, Aplicativo Google Classroom.
ATIVIDADES
·
Link da aula de química ministrada no CMSP, para quem não assistiu:
·
Link de
videoaula, relacionada ao assunto:
Fazer um resumo no caderno, com o tema das aulas
indicadas acima.
(Não esquecer de me enviar por e-mail, uma foto do caderno - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br, OBS.: Pode ser por print da tela, foto, por e-mail) |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
ATIVIDADES
·
Link da aula de química ministrada no CMSP, para quem não assistiu:
·
Link de
videoaula, relacionada ao assunto:
Responder as questões disponibilizadas no Google
Forms
(Não esquecer de me enviar as respostas por e-mail - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br, OBS.: Pode ser por print da tela, foto, ou o próprio formulário por e-mail) |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
ATIVIDADES
·
Link da aula de química ministrada no CMSP, para quem não assistiu:
·
Link de
videoaula, relacionada ao assunto:
Responder as questões disponibilizadas no Google
Forms
(Não esquecer de me enviar as respostas por e-mail - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br, OBS.: Pode ser por print da tela, foto, ou o próprio formulário por e-mail) |
Bom dia...Sou a nova professora de Química
Suzana, e que podem
entrar em contato pelo e-mail suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br,
Aplicativo do Classroom, ou Grupo da Sala.
.
ATIVIDADES
·
Link da aula de química ministrada no CMSP, para quem não assistiu:
·
Link de
videoaula, relacionada ao assunto:
Responder as questões
disponibilizadas no Google Forms (Não esquecer de me enviar as respostas por
e-mail - suzanacarla@prof.educacao.sp.gov.br):
PRAZO DE ENTREGA
24/08
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 31
ATIVIDADE 1E – TABELA PERIÓDICA (CONTINUAÇÃO)
1. Leia o texto a seguir com atenção:
O Ferro auxilia no crescimento saudável e na capacidade de aprendizagem, porém, sua deficiência pode causar danos à saúde. Pesquise sobre sua importância para a saúde, principais fontes, problemas causados à saúde devido a falta ou excesso de ferro. Elabore um quadro para organizar essas informações em seu caderno. Para aprofundar, desenvolva uma campanha de conscientização sobre a importância de uma alimentação adequada. Você pode fazer um “cartaz”, em uma folha de papel sulfite. Use a criatividade! O importante é levantar informações de qualidade para sua alimentação.
Com base no texto acima, responda:
1 - O que é Ferro? Como ele pode ser obtido?
1 - Qual a importância do ferro para o nosso cotidiano?
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br ou classroom
classroom: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2S-1J0g2lqUkWYQ9I9FzedU835Dn6XYte26lAumcrolBrtQ/viewform?usp=sf_link |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 31
ATIVIDADE 1 – TABELA PERIÓDICA
1. Reescreva o texto a seguir em seu caderno de classe e faça a releitura com atenção:
As SUBSTÂNCIAS são materiais que possuem todas as propriedades bem definidas, determinadas e praticamente constantes.
Mas cada uma possui os valores das suas propriedades diferentes, pois não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente iguais. Isso é importante porque elas podem ser usadas para identificar uma substância.
Os átomos são as menores partes constituintes da matéria, sendo que eles podem permanecer isolados, como ocorre, por exemplo, no caso do gás hélio, que é formado por átomos de hélio (He); mas eles também podem se ligar de várias maneiras, formando moléculas (no caso dos que se ligam covalentemente por compartilhamento de pares de elétrons) ou aglomerados iônicos (que se ligam por ligação iônica, em que um doa definitivamente elétrons para o outro e formam-se íons que se atraem).
Assim, as substâncias podem ser formadas por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos.
As substâncias podem ser classificadas de acordo com o agrupamento de átomos que as formam. Se os átomos que se unem para formar a substância forem do mesmo elemento químico, temos então uma substância simples. Alguns exemplos são: gás oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), ferro (Fe), gás hélio (He).
Por outro lado, se as substâncias forem formadas por átomos de dois ou mais elementos diferentes, como é o caso da água, do etanol e do cloreto de sódio, então serão classificadas como uma substância composta.
Na natureza não é muito comum encontrarmos as substâncias de forma isolada, pura. Geralmente, elas são encontradas misturadas com outras substâncias. Por exemplo, a água mineral que tomamos contém várias substâncias dissolvidas, e não somente moléculas de H2O; por isso, ela é uma mistura, e não uma substância.
1.2 Com base no texto acima, responda
1.3 O que são substâncias? Como elas são formadas?
2. Assista o vídeo aula abaixo e em seguida registre em seu caderno de classe suas hipóteses e considerações:
Observação: (Caso não seja possível ver o vídeo, realize uma pesquisa para responder).
2.1 Para a Química, o que representa a tabela periódica? Existe alguma organização nela?
2.2 Registre as ideias principais dos agrupamentos.
2.3 Quais elementos químicos fazem parte do seu dia dia?
3. Qual a importância do ferro para o nosso cotidiano?
beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br ou classroom https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfYuRmshUsIfDdDiD0MzdznmziKNd-4PxpNXgQtP4GOcGyPiw/viewform?usp=sf_link |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ 31/07
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS
PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO
BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE
CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.
GOOGLE
CLASSROOM
|
2º BIMESTRE
Metanol
Leia o
texto (link abaixo).
RESPONDA
AS QUESTÕES
1- Quais são as principais
características do metanol?
2- Quais são os principais meios
para a obtenção do metanol?
3- Quais as suas propriedades?
4- Onde são suas principais
aplicações?
*link
testado em 28/06/2020.
**enviar
para o e-mail: beniltongarcia@professor.educacao.sp.gov.br OU pelo
Google Classroom.
Link do classroom:
ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na
plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a
plataforma e se inscrever.
· Não
sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
· Não sabe acessar
o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
· Será necessário
digitar o código da turma:
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
RESPONDER O LINK ABAIXO
|
ATIVIDADES
REVISÃO DOS CONTEÚDOS E ENTREGA DAS ATIVIDADES ATRASADAS
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 3 do caderno do aluno vol. 1
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05
ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno vol. 1
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05
ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 1 do caderno do aluno vol. 1
|
Atividade 1: Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo
3. A tabela 2.6 apresenta as temperaturas de fusão e de ebulição de algumas substâncias à pressão de 1 atm
Nenhum comentário:
Postar um comentário